Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O quantitativo maior de recontratações de servidores por parte do atual governo preocupa além de Sindicatos a Comissão de transição do novo governo. O governo já contratou 226 pessoas a mais do que as 6550 que exonerou no final de outubro. O coordenador da equipe de transição, Herbert Brito disse ao Conexão Tocantins que vai buscar as informações junto à Secretaria da Administração para entender as razões. “É importante para o futuro governo saber da realidade. É preocupante num momento em que o Estado demite um quantitativo e contrata logo a seguir um número aquém. É preciso que saibamos o que está ocorrendo com estas questões de pessoal”, disse.

A Comissão terá a próxima reunião com o Controlador Geral do Estado, Ricardo Eustáquio, que coordena os trabalhos da parte do governo, na quarta-feira, 19, e já deve solicitar as primeiras informações. Conforme consta no decreto do governador Sandoval Cardoso (SD) o prazo para resposta às demandas é de até cinco dias.

Os membros da comissão fizeram uma reunião interna para traçar o cronograma e a metodologia de trabalho bem como o agendamento de visitas a alguns órgãos. “Toda e qualquer movimentação interessa a comissão de transição e o futuro governo”, frisou acrescentando que a questão do funcionalismo terá muitos reflexos para o próximo governo.

Transição em foco

Brito explicou ao Conexão Tocantins que o foco do momento é saber a situação do Estado através da transição para depois finalizar a montagem da nova estrutura de governo. Questionado sobre a pretensão de alguns partidos, como o PT por exemplo, para ocupar espaços na nova gestão ele disse que o governador está conversando com todos os aliados e explicando que primeiro é necessário definir a estrutura orgânica para depois tratar da participação.

O PT, por exemplo, chegou a se reunir para definir quantas pastas iria pedir indicação ao Governo mas depois já se reuniu com o governador eleito que explicou a prioridade no momento.

Marcelo acompanha os trabalhos da comissão e enquanto isso já participa de vários compromissos fora do Estado visando a próxima gestão. Nesta segunda-feira, por exemplo, ele participou de uma reunião do Tribunal de Contas da União – TCU com os governadores eleitos.