Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya

Em continuidade ao projeto de desenvolvimento do comércio varejista do Centro de Comércio Popular de Palmas, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 24, com a representante da associação do Centro de Comércio Popular de Palmas para assinar 39 contratos de concessão de créditos aos lojistas para fomentar as vendas, principalmente as de final de ano.

Os contratos totalizam um montante de R$ 296 mil, sendo que a média de valor concedido a cada lojista foi de R$ 7,5 mil, o que, segundo o diretor de Inclusão Social do Banco do Povo, Valdemar Pereira, é a média de valor concedido para esse tipo de estabelecimento. “Este aporte de capital vem demonstrar a preocupação da gestão e dar seguimento aos projetos de incentivo ao desenvolvimento econômico da cidade, proporcionando aos comerciantes locais uma linha de crédito para que possam melhorar seus empreendimentos”, disse o Diretor.

A empreendedora Laila Vasconcelos, que está no Centro de Comércio Popular de Palmas há cinco anos e trabalha no ramo de confecções e produtos de beleza, não escondeu a alegria em poder melhorar e ampliar seu negócio. Ela assinou, na oportunidade, o contrato com o Banco do Povo no valor de 8.000,00. “Com este valor vou poder reformar meu espaço, vou poder atender melhor, e esta sempre foi a minha vontade, mas só agora tive esta oportunidade”, disse a comerciante.

Em seu pronunciamento, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, destacou a importância de parcerias para fomentar o desenvolvimento econômico da Capital, destacando os vereadores e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos como importantes parceiros para fomentar o emprego e renda na Capital.

Cleide também destacou que o trabalho vem obtendo bons resultados, pois foi feito por etapas, e com muito planejamento. “Primeiro buscamos formalizar os comerciantes, depois proporcionar qualificação com designer de interiores para melhorar a aparência das vitrines, e agora por último o fomento do Banco do povo para que os comerciantes possam investir em reforma e compra de mercadorias para o Natal”, disse a Secretária.

Por último a Secretária lembrou que é necessário investir nos pequenos empreendedores, pois segundo ela é uma importante parcela da Capital responsável por proporcionar o desenvolvimento econômico da cidade. “Estamos fazendo estas melhorias visando à geração de emprego e renda na Capital, sabemos que o desenvolvimento econômico passa por melhorar as condições de trabalho dos nossos empreendedores”, finalizou a Secretária pedindo o apoio de todos para conservar limpo e agradável o local.

Revitalização

Por intermédio da Secretaria Municipal de desenvolvimento econômico e emprego, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou a revitalização do Centro de Comércio Popular de Palmas, visando principalmente melhorar o aspecto visual do local. Foi realizada limpeza geral, incluindo lavagem, pintura, poda de árvore, ajardinamento e colocação de lixeiras e contêineres.

Para o presidente da Associação dos Empreendedores Sociais de Palmas, Antônio Oliveira, essas melhorias que o Centro de Comércio Popular irá receber refletirão diretamente no bem estar dos comerciantes que possuem empreendimentos no local. “O trabalho que a Prefeitura vem fazendo aqui já é visível, a revitalização melhorou muito o aspecto físico do local, e agora com esses empréstimos cada um que está recebendo poderá investir no seu negócio, refletir no aumento das vendas, principalmente na chegada do Natal”, disse confiante o comerciante. (Secom Palmas)