Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Conexão Tocantins

Os vigilantes das agências bancárias do Estado do Tocantins entraram em greve na manhã desta quinta-feira, 15, e por isso, os bancos não estão realizando atendimento. O vigilante Erinal Barbosa informou ao Conexão Tocantins que foram realizadas duas reuniões com o Sindicato Patronal dos Vigilantes antes da greve, no entanto, não foram atendidas as reivindicações solicitadas.

“Estamos reivindicando uma reposição de salário de R$ 2 e a inflação do semestre que acho ser de 6 %. As empresas ofereceram 75 centavos no vale alimentação e 2% sobre o salário, essa foi a proposta deles antes da primeira reunião. Ontem eles retiraram tudo, zeraram as propostas”, afirmou o vigilante. 

Em Palmas, aquele que for a uma agência do Banco do Brasil ou do Bradesco encontrará alguns vigilantes vestidos de vermelho, alguns funcionários explicando a situação e diversos adesivos colados nas portas com o descritivo: "Vigilantes em Greve". 

Sintvisto 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Vigilância do Tocantins (Sintvisto), Antônio Gonçalves, falou em entrevista ao Conexão Tocantins na tarde desta quinta-feira sobre as principais pautas defendidas pelos vigilantes e ainda sobre proposta apresentada em reunião pelos patrões.

"A principal pauta de reivindicação dos vigilantes é salário digno, alimentação digna, plano de saúde e plano odontológico. São essas nossas pautas. Como presidente estive nas duas reuniões mas só que a proposta foi tão pífia dos patrões que é até vergonhoso eu comentar. Nós temos um vale alimentação que custa hoje R$ 13,50 por dia trabalhado e os patrões ofereceram 75 centavos de aumento e no salário temos uma inflação que fechou em 6.76 e aí os patrões ofereceram 2 % só", afirmou.

Antônio informou ao Conexão Tocantins que está marcado para amanhã, 16, às 10 horas, uma tentativa de mediação de acordo com as partes no Ministério do Trabalho. "Pode que seja frutífera e pode que não seja frutífera. Pode que os patrões compareçam e também pode que os patrões não compareçam [...] Espero que eles vá e faça uma proposta decente (sic)", frisou. (Matéria atualizada às 15h43min)