Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elizeu Oliveira

O Governo do Estado está desenvolvendo uma série de ações para garantir um carnaval seguro àqueles que vão participar da tradicional folia de momo, que começa nesta semana. Nesta segunda-feira, 9, no Palácio Araguaia, o governador Marcelo Miranda recebeu uma das equipes que estão percorrendo os municípios do Tocantins para divulgar o “Carnaval do Bem 2015. É mais seguro, é mais legal”.

A campanha é realizada em parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria da Comunicação Social, Polícia Militar, Secretaria de Defesa e Proteção Social e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e percorre diversos municípios, conscientizado a população, especialmente o público jovem, sobre os riscos do uso de drogas, álcool em excesso e violência.

O governador destacou a importância da participação dos jovens tocantinenses para a efetivação da política pública direcionada à juventude. “Fico muito feliz porque entendo que é o carnaval mais perto das pessoas. Tenho certeza de que os resultados serão positivos. Há uma prevenção e a prevenção é o diálogo, é entender que no governo Marcelo Miranda prevalece o diálogo, principalmente nessas áreas sensíveis, que é nossa juventude”, afirmou.

Dandara da Silva Martins, 18 anos, é estudante, participou da visita ao governador e se considera uma agente ativa deste processo de tomada de consciência e atitude. “É importante todos curtirem o carnaval com consciência de que se beber, não dirija, usar camisinha - que é um dos destaques de nossa campanha”, enfatizou. 

Serão distribuídas cerca de 50 mil camisetas, dois milhões de preservativos, além da realização de blitzen com panfletagens.

Juventude

O Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos. É atento às demandas dessa parcela da população que o Governo do Tocantins busca trabalhar de forma transversal para avançar com ações e políticas públicas voltadas à juventude, conforme explica do secretário da Comunicação Social, Rogério Silva. “Nessa ação específica, há que se destacar o envolvimento de vários setores do Governo. O objetivo é justamente esse: unir esforços em torno de um único resultado, já que nessa campanha, o foco foi fazer uma ação de conscientização, preventiva. Então, se envolveu os diversos segmentos para agir dessa forma”, pontuou.

Para o superintendente de Juventude, Ricardo Ribeirinha, este é apenas o começo do desenvolvimento da política pública voltada aos jovens do Tocantins. “Essas políticas envolvem prevenção, diálogo, palestras, para que nossos índices de alcoolismo, DST/Aids, drogas, violência, reduzam. Todas elas são transversais e podem ser efetivadas para nossos jovens tocantinenses”, finalizou. (Secom -TO)