Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 5º edição da Campanha Declare Certo, realizada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins (Sescap-TO) será iniciada na próxima segunda-feira (02). O atendimento gratuito sobre o preenchimento correto da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) vai até sexta-feira (06) no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), nos três períodos e acontece na Feira da 304 Sul, nos dias 03 e 06, no período noturno, também na sexta.

Uma das novidades este ano é a ampliação nos dias de atendimento e a parceria com a UFT, que oportunizará aos alunos do curso de Ciências Contábeis a ajudarem os profissionais do Sescap e do Conselho Regional de Contabilidade (CRCTO) a darem os atendimentos. “A expectativa é muito boa; vemos que o projeto está tomando uma outra dimensão, isso é bastante gratificante para nós”, comentou o presidente do Sescap, contador Ademar Oliveira.

Além da UFT, o Declare Certo também conta com a parceria da Receita Federal do Brasil, CRCTO, e do Banco do Brasil. Nesta sexta-feira (27), técnicos da Receita Federal irão realizar a capacitação dos alunos para atender ao público.

Para a coordenadora do curso de ciências contábeis, professora Marli Vieira será uma grande passo na formação profissional dos 50 estudantes do 7º e 8º períodos que irão participar do projeto. “Além disso é uma prestação de serviço que representa um retorno do dinheiro investido pela população, por meio dos impostos, assim, a ação vem ao encontro da missão da Universidade”, disse a professora.

A Campanha pretende orientar o passo a passo para o correto preenchimento da Declaração do Imposto de Renda; orientar como utilizar as ferramentas online para o preenchimento da Declaração e ensinar como adiantar o seu valor de restituição por meio das instituições financeiras parceiras do projeto.