Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para apresentar o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta aos agricultores familiares da região Sudeste do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem no dia 25 de abril o Dia de Campo - PLano ABC ( Agricultura de Baixo Carbono). O evento acontecerá a partir das 7h30 na Fazenda Laço de Ouro, no município de Almas, a 276 km de Palmas.

Na oportunidade, os produtores de Almas e região vão conhecer, por meio de quatro estações, o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), a implantação inicial do eucalipto, estratégias de alimentação na seca e as possibilidades de crédito.

O Dia de Campo tem como objetivo incentivar a adoção de sistemas de produção sustentáveis que assegurem a redução de emissões de gases de efeito estufa, como também promover o aumento de renda dos agricultores familiares.

Segundo o extensionista do Ruraltins de Almas, João de Albuquerque Filho, na Fazenda Laço de Ouro foi implantada uma Unidade Demonstrativa referente ao projeto de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), seguindo os princípios do plano ABC, sendo utilizado o sistema Barreirão, ou seja, tecnologia de recuperação/ renovação de pastagens em consórcio com culturas anuais, para recuperação de áreas degradadas.

“O Dia de Campo vai apresentar aos agricultores de Almas e região o projeto, com foco na transferência de tecnologia. Essa propriedade recebe orientação técnica há três anos, visando recuperar todas as áreas degradadas”, explicou o extensionista.

ABC

O Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono foi criado em 2010 pelo Governo Federal e concede benefícios e créditos para os agricultores que querem adotar técnicas agrícolas sustentáveis.

O ABC tem como principais objetivos promover a redução de emissões de gases de efeito estufa, oriundas das atividades agropecuárias; reduzir o desmatamento; aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis; ampliar a área de florestas cultivadas; e estimular a recuperação de áreas degradadas.

Programação

7h30 – Recepção e Inscrições dos participantes;

8h00 –  1ͣ Estação: Integração Lavoura Pecuária Floresta – iLPF.

             2ͣ  Estação: Implantação inicial do eucalipto.

            3ͣ  Estação:  Estratégias de alimentação na seca.

            4ͣ  Estação: Possibilidades de crédito.

12h –  Encerramento.