Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Duas semanas depois de faturar o título brasileiro em quatro categorias, o atleta do Tocantins, Roniedson Andrade de Oliveira, 34, fez história no cenário internacional. O lutador de jiu-jítsu de Araguaína sagrou-se campeão no Campeonato Mercosul, disputado em Buenos Aires, na Argentina, no fim de semana. O evento reuniu cerca de 600 atletas de diversos países. 

O lutador conquistou o título na categoria super pesado, faixa preta, e foi vice-campeão na categoria absoluto. Conforme informou, foram cinco lutas, sendo quatro vitórias e apenas uma derrota. “Não sou mais zebra, nem desconhecido. Sou um atleta a ser batido”, disse Roniedson, durante encontro com o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Salim Milhomem, na tarde desta terça-feira, 28. 

O lutador foi ao gabinete do Secretário apresentar as medalhas conquistadas, como forma de agradecimento pela ajuda do Governo do Tocantins. “O Estado tem concedido apoio, da melhor forma possível, e eu tenho conseguido os resultados importantes”, ressaltou.  “Apesar das dificuldades, temos conseguido apoiar os diversos segmentos do Esporte”, destacou o Secretário. 

Desafios

Para manter o ritmo, Roniedson se dedica a uma maratona diária de treinamentos. Conforme destacou, são duas horas de preparação física pela manhã e três horas de treino prático no período da tarde. Esforço árduo para manter um nível de competição que o garante nas principais competições dentro e fora do País. 

Depois da conquista no Mercosul, agora, o lutador  almeja competir na Europa.  Conseguiu vaga para o Open da Suíça, em maio próximo, e o ADCC 2015, com local a ser definido. A decisão de qual evento disputar depende de patrocínio. 

Além dessas competições, o faixa preta  está confirmado no Sul-Americano, a ser realizado em Belém (PA), em junho. 

Lutador de jiu-jítsu há 18 anos, Roniedson tem acumulado títulos na categoria há mais três anos.  No início deste mês, faturou quatro títulos no Brasileiro. Foi campeão máster faixa preta super pesado e Absoluto sem kimono, além da categoria super máster Master e Absoluto com kimono.