Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira A presidente da ATL, Mary Sônia, frisou que os escritores tocantinenses já estão se mobilizando para o Salão do Livro A presidente da ATL, Mary Sônia, frisou que os escritores tocantinenses já estão se mobilizando para o Salão do Livro
  • Homenageado regional do Salão do Livro, o jornalista Tião Pinheiro disse que a expectativa pelo evento é muito grande

Com a retomada do Salão do Livro, que será realizado de 19 a 27 de setembro no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, os escritores regionais já começaram a se mobilizar para lançar livros, preparar palestras, sessões de autógrafos e rodas de conversas, tanto nos espaços da Academia Tocantinense de Letras (ATL) quanto no Café Literário que será disponibilizado no local do evento.

A presidente da ATL, Mary Sônia Matos Valadares, disse que a expectativa é grande quanto a 9ª edição do Salão do Livro. “É um momento ímpar para a cultura e para a educação, pelos debates, pela diversidade e pela disseminação do conhecimento”, frisou. 

Ela destacou, ainda, a mobilização que a entidade está realizando junto aos escritores tocantinenses. “A Academia se sente entusiasmada e espera que o conhecimento fermente ainda mais por meio da interação com escritores de outros estados. A gente se lança nessa aventura do saber que nos leva adiante”, ressaltou.

Presidente da Academia Palmense de Letras, o escritor Edson Cabral comentou que o Salão do Livro é o melhor momento da literatura tocantinense, por reunir em único evento todas as vertentes literárias do Estado. “O Salão do Livro é rico, diversificado, estamos felizes com a sua retomada. É um momento de confraternização entre os escritores regionais”, destacou.

O presidente da Academia de Letras de Paraíso, César Lustosa, também comemorou a volta do maior evento literário da Amazônia Legal e frisou que a entidade a qual preside pretende lançar várias obras durante o Salão do Livro. “Na nossa Academia temos 16 imortais e queremos que cada um deles lancem obras. Temos um grande número de escritores surgindo e queremos promover a divulgação e a interação”, disse.

Homenageado

O escritor e jornalista Tião Pinheiro, que será o homenageado regional do Salão do Livro, falou da importância do evento. Na ocasião, o jornalista ressaltou a volta do Salão do Livro em um formato mais modesto e focado nos aspectos pedagógico e cultural, além da divulgação das obras literárias. “A expectativa do Salão do Livro é enorme. É o mais sólido caminho para incentivar a leitura, principalmente para quem reside no interior e que sente falta de eventos como esse”, completou.