Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Sedeps) é parceira, como apoiadora, da 2ª Quiolimpíadas. Os jogos começam nesta sexta-feira, 28, e seguem, 30 de agosto, na comunidade rural quilombola Malhadinha, localizada a 33 quilômetros de Brejinho de Nazaré. O evento terá, além de competições esportivas, apresentações artísticas, culturais e palestra.

O gerente de Promoção da Igualdade Racial da Sedeps, André Luís Silva, explica que a secretaria apoia o evento por acreditar que a interação entre o povo quilombola é importante. “Apoaimos a Quiolimpíadas por acreditar que essa iniciativa dos jovens da comunidade rural quilombola Malhadinha é uma maneira de promover a interação entre os membros da própria comunidade e também com membros das comunidades convidadas para participarem do evento”, ressalta.

Quiolimpíadas

Participam das Quiolimpíadas cinco comunidades quilombolas e também jovens do município de Brejinho de Nazaré. A Abertura do evento será nesta sexta-feira, 28, às 19 horas, com apresentações de dança, capoeira e folia, como também a apresentação das equipes competidoras. Em seguida acontecerá a primeira modalidade da Quiolimpiada, uma gincana que terá corrida no saco, jogo de perguntas e respostas, embaixadinha e grito de guerra.

No sábado, 29, haverá maratona, corrida dos 100 metros, revezamento, salto à distância, salto em altura, ping pong com bola de futebol, vôlei e futebol, e também jogos de salão como baralho, dama, dominó, sinuca e tênis de mesa. Durante a noite haverá concurso de beleza negra, show de calouros, concurso de forró e escolha da musa e mister quilombola que serão escolhidos através de requisitos como educação, comportamento e humildade durante os três dias de evento. Para finalizar o evento no domingo, 30, haverá palestra com tema Formação e Identidade Quilombola e entrega de troféus e medalhas aos competidores.