Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Miracema do Tocantins conquistou duas vagas na delegação estadual que vai representar o Tocantins na 15° Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília entre os dias 1 e 4 de dezembro. A informação foi anunciada nesta sexta-feira, 28 de agosto, pela secretária Lourdes Dourado. 

A conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e vai debater “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O que for aprovado na 15ª CNS comporá a agenda dos próximos quatro anos e definirá o campo de atuação do controle social na saúde.

A secretária Lourdes Dourado comemorou a conquista das vagas e lembrou que este é um reconhecimento pelo trabalho realizado no município. “Ficamos felizes por compor a delegação com duas pessoas. Miracema mostra sua força e representaremos o Tocantins e discutindo a saúde pública que é oferecida aos cidadãos”.

Lourdes Dourado e a enfermeira e coordenadora municipal de Atenção Primária, Marceli Albeirice, escolhidas delegadas e vão representar o segmento Gestor do Sistema único de Saúde. A escolha das delegadas aconteceu durante a etapa estadual da Conferência que aconteceu nos dias 26 e 27 deste mês.

No evento foram eleitos 56 delegados e seus suplentes sendo: 28 representantes de usuários do SUS. 14 representaram os Trabalhadores do SUS E 14 formam o grupo Gestor do SUS.

Debate Nacional

A CNS vai debater os eixos temáticos direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação e Controle Social; Financiamento do SUS e Relação Pública; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS. O eixo transversal universal  será  “Reformas Democráticas e Populares do Estado”.