Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A abertura da 9ª edição do Salão do Livro acontecerá nesse sábado, 19, no Centro de Convenções Parque do Povo. O evento, que este ano tem como tema Regionalismo e Desenvolvimento: Na terra do Sol, a vida se transforma através da leitura, tem como objetivo colocar o Tocantins no cenário nacional dos grandes eventos culturais. A solenidade acontece às 19h30 e contará com a participação do governador Marcelo Miranda.

Com uma estrutura de 2.173,50 m², composta por dois pavilhões, espaço jovem, auditórios, praça de alimentação, palco para shows nacionais e regionais, o Salão do Livro contará com 71 estandes de livros didáticos, literários, técnicos e outros 12 estandes exclusivos para obras infantis.

O evento este ano conta com redução de 60% nos gastos com estrutura, tendo um investimento de cerca de R$ 4,7 milhões. Segundo a Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL), a estimativa é que sejam trazidos cerca de 50 mil títulos de mais de 30 editoras. Ao todo, deverão chegar a Palmas 100 toneladas de livros. A expectativa é que cerca de 250 mil pessoas visitem os estandes do Salão do Livro, movimentando cerca de R$ 8 milhões.

Fecoarte

Simultânea a 9ª edição do Salão do Livro, acontece a 11ª Fecoarte que contará com 34 estandes com artesanato, 19 de comidas típicas, dois restaurantes, um ambulatório para pronto-atendimento, um para a Polícia Militar e outro para o Corpo de Bombeiros. No Palco Diversidade, ocorrerão shows regionais, apresentações culturais de sússia e jiquitaia, cordel, capoeira, danças indígenas e outros espetáculos de culturas tradicionais.

Abertura

A noite de abertura da 9ª edição do Salão do Livro já contará com importantes atividades em dois dos seus espaços. Na concha acústica, o cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor musical Fagner apresentará os seus principais sucessos. Já a abertura da Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato de Tocantins (Fecoarte) contará com a apresentação do cantor, compositor e violonista, Josifran Melo e do Grupo de Foliões de Paranã.