Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe do Núcleo de Turismo de Base Comunitária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) recebeu nesta quarta-feira, 20, representantes do Povoado do Prata (município de São Félix do Tocantins, no Jalapão) para discutir a continuidade das ações de promoção do turismo nas comunidades quilombolas da região. Dentre os principais pontos levantados na reunião, está a continuidade de cursos de qualificação profissional para o turismo, porém que estes sejam realizados na comunidade e não na sede do município. Outra demanda apresentada foi a necessidade da realização de levantamento histórico e cultural para resgate das histórias e costumes locais.

Osirene de Sousa, presidente da Associação dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata, explica que é comum os turistas questionarem a história do lugar, que aos poucos está se perdendo entre os membros do povoado.  “O turismo de base comunitária seria justamente uma forma de fortalecer a cultura e a economia da nossa comunidade”, destaca.

“Foi justamente por acreditar no potencial da região e de comunidades quilombolas para a atividade turística que criamos no ano passado, sob o direcionamento do secretário Eudoro Pedroza, o Núcleo de Turismo de Base Comunitária”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp.  Segundo ele, a equipe está desenvolvendo um projeto de fomento ao turismo nas comunidades para ser contemplado no Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS ).

Produção associada ao turismo

Além da continuidade dos cursos de qualificação profissional para o turismo, estruturação da oferta de hospedagem alternativa Cama&Café e acampamento e fortalecimento da gastronomia regional as comunidades, o projeto deverá contemplar também investimentos para fomentar o artesanato local e para a melhoria de cultivares agrícolas selecionados, através da assistência técnica, que deverá contribuir com a qualidade e produtividade destes produtos que abastecerão a mesa dos turistas.

Festa da Rapadura

Outro assunto discutido foi o apoio para a realização da terceira edição da Festa da Rapadura, que é realizada pelo Povoado do Prata. A festa tem como objetivo valorizar a cultura tradicional do povoado ligada às atividades agrícolas, em especial, à cana de açúcar.