Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Fabiano e Ceiça Oliveira em convenção realizada na última sexta-feira, 5 de agosto

Fabiano e Ceiça Oliveira em convenção realizada na última sexta-feira, 5 de agosto Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Fabiano e Ceiça Oliveira em convenção realizada na última sexta-feira, 5 de agosto Fabiano e Ceiça Oliveira em convenção realizada na última sexta-feira, 5 de agosto

O PRB comunicou na manhã desta segunda-feira, 8 de agosto, que o empresário Fabiano do Vale (PRB), conhecido por Fabiano Parafusos, resolveu desistir de sua candidatura à Prefeitura de Palmas/TO. De acordo com o partido, a decisão foi pessoal. Em nota, Fabiano justificou que seu projeto de candidatura foi tardio. "Infelizmente, iniciamos nosso projeto de candidatura muito tarde. E durante este curto período de 150 dias, não conseguimos viabilizar todas as questões necessárias ao desenvolvimento de uma campanha eleitoral séria, honesta, e propositiva", informou o empresário. 

Estava marcada para acontecer na manhã de hoje, às 09h30min deste 8 de agosto, coletiva de imprensa com o Fabiano, convocada pelo PRB, na Assembleia Legislativa. Com a desistência de Fabiano Parafusos, a sigla decidiu reunir-se com seus candidatos a vereador para decidir a posição do PRB no processo. Ao Conexão Tocantins, Fabiano do Vale disse que não vai apoiar ninguém. 

Fabiano disse estar tranquilo e de cabeça erguida. "Quero agradecer a todos os amigos, familiares, apoiadores, enfim todas as pessoas que me apoiaram nesta empreitada. Digo que é apenas o começo. Continuarei na atuação firme, por uma política nova, voltada para o que a população deseja. 

O ex-secretário de Cultura do Tocantins e candidato a vereador pelo REDE, Melck Aquino, em sua página social do Facebook, disse que a desistência de Fabiano de liderar um grupo na disputa pela Prefeitura de Palmas, que o Rede Sustentabilidade se dispôs a participar, significou "um grande banho de água fria". O ex-secretário sustenta que a decisão de Fabiano Parafusos não pode e não deve descambar para qualquer tipo de ataque, ao homem, ao pai de família. "Tenhamos discernimento suficiente para não atacarmos o homem de família, cidadão de bem, cristão, católico e maçom, conhecido pelo seu tino empreendedor, mas fundamentalmente reconhecido por suas ações de homem fraterno e solidário. Isso é essencial!". 

Os nomes de Fabiano e Ceiça Oliveira (REDE), para prefeito e vice-prefeita, foram homologados em convenção na última sexta-feira, 5. No último sábado, o então candidato havia recebido o apoio de mais um partido, com a declaração de apoio do Solidariedade (SD), tendo como principais apoiadores os deputados estaduais Wanderlei Barbosa que era pré-candidato a prefeito de Palmas e o deputado Vilmar Oliveira, presidente estadual do SD.

Nos bastidores, especula-se que o ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD) articula para levar o partido para a coligação de apoio à reeleição do atual prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB). Entretanto, a resistência do partido ao apoio ao prefeito se dá, principalmente, pelo deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD) inimigo político figadal do prefeito. 

Wanderlei participou da eleição do prefeito Amastha em 2012 e pouco tempo depois da posse do prefeito, houve o rompimento político entre os dois. (Matéria atualizada às 11h26min) 

Confira nota de Fabiano na íntegra

Nestes quase 150 dias desde que me filiei ao PRB e iniciei minha pré-campanha a prefeito de Palmas, sempre tive como foco fazer um trabalho propositivo, baseado nas necessidades das pessoas, e apresentando propostas por uma nova forma de atuação política.

Durante a pré-campanha, além de apresentar nossas propostas em todos os cantos de Palmas, em mais de 70 reuniões, tentamos montar a nossa infraestrutura de campanha.

Infelizmente, iniciamos nosso projeto de candidatura muito tarde. E durante este curto período de 150 dias, não conseguimos viabilizar todas as questões necessárias ao desenvolvimento de uma campanha eleitoral séria, honesta, e propositiva.

Por não conseguir viabilizar todos esses pontos, neste momento, quero anunciar a todos a minha decisão de adiar este projeto de candidatura a prefeito. Após refletir muito, junto com minha família, meus amigos, apoiadores, e sendo uma pessoa que aprendeu a ser membro de um grupo, estou tranquilo e de cabeça erguida na minha decisão. Tenho a convicção de que temos a melhor proposta para tirar Palmas desta situação de estagnação, de decadência.

No entanto, não posso simplesmente me retirar deste processo, porque já saí da minha zona de conforto. Continuarei na luta por uma Palmas melhor, mais segura, com mais oportunidades para todos.

Quero agradecer a todos os amigos, familiares, apoiadores, enfim todas as pessoas que me apoiaram nesta empreitada. Digo que é apenas o começo. Continuarei na atuação firme, por uma política nova, voltada para o que a população deseja.

Abraço a todos.