Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Acontece neste sábado, 17, às 08h30, o lançamento do projeto das Redes Comunitárias Protegidas, que faz parte de ações de Polícia Comunitária do 1º Batalhão da Polícia Militar. O projeto baseado nas Redes Comunitárias de Segurança utilizará uma ferramenta bem avaliada em outros estados: a RCP – Rede Comunitária Protegida.

A reunião ocorrerá na Igreja Shalon - Quadra 504 Sul - com a participação de moradores  membros da Associação de Moradores local. A quadra foi escolhida para lançamento do projeto por ser uma quadra-modelo para aplicação do mesmo, cuja seleção contou com todas as quadras da capital, sendo a campeã aquela que mais se mobilizasse, via coleta de assinaturas, para aplicação-modelo do projeto.

Segundo o tenente coronel Cláudio Thomaz, comandante do 1º Batalhão, a proposta vem incrementar os trabalhos das Redes Comunitárias de Segurança, cujos grupos fomentados e monitorados pela PM já englobam mais de duas mil pessoas, divididas em grupos de comerciantes, presidentes de bairros, diretores de escolas e ampliam, com a chegada do projeto, o senso de mobilização e participação social da segurança pública, pressuposto não somente cidadão, mas solidário e fraterno.

Objetivo

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o objetivo pretendido com o projeto vai além da mera ação da polícia, passando pela organização da comunidade, para buscar melhores condições e qualidade de vida. Para o projeto, os objetivos serão: 

•Aproximar comunidade e Polícia Militar
• Desenvolver atividades a partir de estratégias simples, bem organizadas, de fácil execução, eficientes, de baixo custo e elevado valor social
• Reduzir os índices de criminalidade na quadra implantada
• Criar em cada cidadão o sentimento de participação solidária e voluntária, em que cada pessoa passaria a ser uma “Câmera Viva” e, consequentemente, compartilhem informações, com a Polícia Militar, referentes à segurança pública.
• Despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento, de preocupação solidária, fomentando a atuação comunitária em sua essência, tornando-as partícipes do processo e interligadas umas às outras.