Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Silvia Cardoso

Foto: Silvia Cardoso

De 23 a 30 de outubro, a Supervisão da Área de Proteção Ambiental – APA Jalapão vai realizar um Intercâmbio de Avaliação do Manejo Integrado do Fogo (MIF), durante o período de estiagem em 2016, que terá início com visitas as comunidades dos municípios de Novo Acordo e Mateiros. 

Na programação, além de uma oficina, será realizado um grande encontro de representantes comunitários da APA e de seguimentos ambientais no Estado e município e a avaliação prática para compara os resultados alcançados em uma área onde atividades do MIF foram desenvolvidas e outra que aguarda a implantação.

Um dos objetivos é promover a troca de experiências com outros gestores de UC do Tocantins, que planejam iniciar as atividades de MIF, no próximo ano, em suas unidades.

Nos dias 24, 25 e 27, as comunidades de Taboca no município de Novo Acordo, Galheiro e Fazenda Nova município de Mateiros vão receber a visita da gestão da APA-Jalapão, representantes da GIZ e da brigada Associação Anjos da Selva, para avaliar as experiências de Manejo Integrado do Fogo e os aspectos do período de estiagem, quando são registrados os maiores números de ocorrência, em 2016.

A supervisora da APA Jalapão, Rejane Ferreira Nunes avaliou a importância das informações que serão tratadas. “A sensibilização das comunidades e o compartilhamento de experiências com quem faz uso do fogo e que às vezes influenciam nos grandes incêndios, é uma das importantes ferramentas, para melhoria da gestão do fogo nessas comunidades, que estão muito distantes”, destacou.

Na oportunidade será apresentado o feedback das brigadas e a percepção dos comunitários sobre o manejo do fogo, os incêndios florestais e suas consequências, para discutir como pode ser melhorada a gestão do fogo, a partir dos instrumentos do MIF. “Vamos apresentar os resultados da integração e participação, desafios e os próximos passos. E encerrar com uma avaliação prática, visitando uma área manejada e uma área incendiada para visualizarmos os impactos positivos e negativos”, concluiu a supervisora.

No próximo dia 29, a partir das 8 horas, será realizada o grande encontro, no auditório do Centro de Capacitação e Educação Ambiental de Mateiros, onde estarão presentes representantes da comunidade da Zona de Manejo do Fogo - ZMF da APA Jalapão, todos os gestores das demais APAs e UCs do Tocantins, entre eles, do Parque Estadual do Cantão (PEC), do Parque Estadual do Lajeado (PEL), do Monumento das Árvores Fossilizadas (MNAF),  do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Prefeitura Municipal de Mateiros, do Projeto Cerrado-Jalapão, da 321 Fire Brasil e brigadistas do Naturatins e Prefeitura.

Programação

Dia 23/10 (domingo)

8h – Deslocamento para Taboca.

Dia 24/10 (segunda-feira)

8h - Avaliação do MIF na comunidade Taboca, APA do Jalapão - Novo Acordo.

Dia 25/10 (terça-feira)

8h - Avaliação do MIF com a comunidade Rio Novo, APA do Jalapão – Mateiros.

14 – Deslocamento

Dia 27/10 (quinta-feira)

8h - Avaliação do MIF com a comunidade Galheiros, APA do Jalapão – Mateiros.

14h - Avaliação do MIF com a comunidade Galheiros, APA do Jalapão – Mateiros.

Dia 28/10 (sexta-feira)

Durante todo o dia – Chegada dos gestores das Unidades de Conservação

Dia 29/10 (sábado)

8h - Avaliação do MIF com comunitários das ZMF Jacurutu, Sumidor, Mateirinho e Sono Sereno, no auditório do Centro de Capacitação e Educação Ambiental, Mateiros.

14h -  Visita área manejada e em seguida em área incendiada na ZMF Sono Sereno, APA do Jalapão – Mateiros.

Dia 30/10 (domingo)

8h – Retorno dos participantes às suas origens.