Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promove a 8ª reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e a 16ª reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão (Copej). Os eventos começam na quinta-feira, 27, às 14 horas, no auditório do Centro de Capacitação e Educação Ambiental do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), em Mateiros. As reuniões prosseguem na sexta-feira, 28, às 8 horas e finalizam no sábado, 29, com visita técnica à região do Brejão, a partir das 8 horas.

Conforme a presidente do Conselho da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, dentre os assuntos pautados para a reunião estão o levantamento das demandas prioritárias da gestão, a revisão do Regimento Interno do Conselho e atualização participativa da gestão da APA.

Na reunião do Conselho do PEJ, o presidente Alessandro Machado da entidade informou que serão discutidas as regras do zoneamento da nova rota de acesso ao território quilombola Boa Esperança e PEJ, o andamento do voucher turístico, além das atualizações das ações de conservação do pato-mergulhão.

Machado frisou que o propósito da reunião é fortalecer a política ambiental dessa importante Unidade de Conservação (UC), que tem registrado aumento significativo de turistas nos atrativos da região. “O Conselho tem um importante papel na construção participativa dessas políticas públicas, que são essenciais para a manutenção da preservação ambiental desses patrimônios naturais do Estado”, destacou.

Integração

A presidente do Conselho da APA, Rejane Nunes, destacou a importância dos Conselhos para a comunidade e para as Unidades de Conservação (UCs). “Os Conselhos têm a missão de promover a integração das áreas protegidas com a sociedade local e contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades. É ainda um espaço democrático de discussão dos desafios e demandas socioambientais das UCs”, explicou.