Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

Depois de três dias de diálogo, os membros da 8ª reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e da 16ª reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão (Copej) concluíram no sábado, 29, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), em Mateiros, a reunião integrada dos dois foros.

Do saldo das reuniões, entre moções e recomendações, foram encaminhadas as seguintes propostas: criação de grupo de trabalho para discutir ações socioambientais nas comunidades quilombolas e o manejo da visitação em atrativos naturais; levantamento de temas para elaboração do plano de ação dos conselhos; revisão e aprovação do Regimento Interno dos dois Conselhos, entre outros.

A presidente do Conselho da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, avaliou a reunião integrada como positiva e produtiva. Segundo ela, foi uma oportunidade não só de socialização entre os membros dos conselhos, mas também de encaminhamentos de demandas trazidas por eles. “Falamos também sobre a celebração do aniversário da APA do Jalapão, que nesta segunda-feira comemora 23 de criação.

Rejane Nunes destacou a importância dos Conselhos para a comunidade e para as Unidades de Conservação (UCs), reforçando o papel deles como meio de integração das áreas protegidas com a sociedade local. “Os conselhos são importantes espaços democráticos de discussão dos desafios e demandas socioambientais das UCs”, frisou.