Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Professor Wilson Alves fala da importância do estudo dos indicadores educacionais

Professor Wilson Alves fala da importância do estudo dos indicadores educacionais Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Professor Wilson Alves fala da importância do estudo dos indicadores educacionais Professor Wilson Alves fala da importância do estudo dos indicadores educacionais

A equipe da Diretoria Regional de Educação de Palmas (DRE) e os diretores de escolas estão participando de um seminário, nesta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. No encontro, os educadores irão compartilhar indicadores educacionais de cada unidade escolar e as metas que devem alcançar para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na Rede Estadual do Tocantins.

A gestora educacional, Elena Câmara Pereira, da Escola Estadual de Tempo Integral Meira Matos, localizada em Aparecida do Rio Negro, disse que estava esperando pela reunião, para ter um norteamento do que será o trabalho em 2017. “As nossas escolas estão necessitando desse direcionamento pedagógico e já marquei reunião com os nossos educadores para repassar as informações”, disse Elena. A Escola Meira Matos atende em regime de ensino integral, 420 alunos, com ensino fundamental do 6º ao 9º ano e ensino médio.

A diretora Rosa Maria Maciel da Escola Estadual Professora Maria dos Reis, em Taquari, também comentou a importância da reunião. “A nossa expectativa é grande, temos os desafios, mas estamos confiantes que trabalhando de forma integrada alcançaremos melhores resultados”. Na Escola Estadual Maria dos Reis está sendo ofertado o ensino fundamental, o ensino médio e educação de jovens e adultos.

A diretora de Educação de Palmas, Mara de Fátima Bassan Bayer, falou das especificidades de cada escola, do trabalho realizado em 2016 e relembrou os eixos norteadores da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, que são a garantia do acesso, atendimento, permanência e aprendizagem. “O que desejo é motivar cada um de vocês para que iniciem o ano com esse espírito de luta e de vontade de transformar a educação do nosso estado”, ressaltou a professora Mara.

A proposta pedagógica da Seduc foi apresentada pelo professor Wilson Alves Pereira, superintendente de Tecnologia e Inovação, que explicou sobre a necessidade dos educadores terem o diagnóstico de aprendizagem dos alunos, como base para o planejamento das ações para o início do ano letivo.

Em Pauta

Dentre os assuntos da pauta desses dois dias de encontro estão: o estudo dos indicadores educacionais do Estado, da Regional e das escolas; apresentação da Proposta Pedagógica para 2017, apresentação de um documento referência para a elaboração de um plano de ensino; calendário de reposição, estruturas curriculares e ações das escolas.