Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 19, o judoca Jonas Ribeiro participou da mais nova competição da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Meeting Nacional de Base, que conta pontos no ranking nacional das categorias Cadete (Sub 18) e Júnior (Sub 21) da Seleção do Brasil, definindo, assim, aqueles que vão se classificar para o estágio internacional da equipe brasileira. O atleta da equipe Palmas Judô Clube (PJC), atual campeã estadual invicta, foi o único tocantinense a se classificar para o evento que acontece em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, até esta sexta-feira, 20, reunindo 211 atletas de 23 federações nacionais, sendo 119 competidores somente na Cadete, categoria na qual Jonas ficou na 7ª colocação no peso Leve (66 kg).

Apesar de não ter subido ao pódio, o treinador de Jonas Ribeiro, Sensei Celso Galdino, enxerga com otimismo o caminho a ser trilhado pelo atleta em 2017. “Ele não se saiu bem nesta etapa; mas, o momento não é de ficar se lamentando. Agora, é se concentrar nos treinos, inclusive no treinamento de campo da Seleção, que acontece aqui mesmo, porque ainda teremos muitas competições pela frente e o ranking também considera os pontos conquistados no regional e no estadual. Por isto, ele segue vivo na disputa, podendo representar o Brasil em eventos internacionais ao longo do ano”, afirmou o líder da PJC, que comemorou a oficialização da vinda do competidor para a equipe: “é muito bom ver um atleta que sempre treinou conosco passar a representar a nossa academia, pois contribuímos com o crescimento do Jonas, alcançando bons resultados juntos, e, agora, ele faz, de fato, parte da equipe PJC”, finalizou o faixa preta 5º Dan.

Jonas Ribeiro, faixa preta 1º Dan, só pensa em corrigir as falhas cometidas, visando se aperfeiçoar para as próximas competições. “Estou desapontado com o meu rendimento porque sei que posso muito mais. Vou conversar com o meu Sensei [Celso], ver onde errei e focar no treinamento de campo que vai começar amanhã. Espero recuperar os pontos perdidos aqui nas próximas disputas”, afirmou o atleta, que além de participar do treinamento de campo da CBJ para a categoria Cadete, que se estende até o próximo dia 23, também vai integrar os treinos da Júnior em conjunto com a Seleção principal, seguindo em preparação com os melhores atletas do Brasil até o dia 28.