Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Junior

Com o tema “Água, Sustentabilidade da Vida” e slogan “Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas”, foi lançada na manhã desta segunda feira, 27, pelo governador do Estado, Marcelo Miranda, a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2017, considerada a maior feira de tecnologia agropecuária da Região Amazônica e 8ª do Brasil. O lançamento contou com mais de 400 pessoas e foi realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Para esta edição a previsão é de que o evento movimente cerca de R$ 600 milhões em negócios, contará com a participação de 650 expositores e esperado aproximadamente 100 mil visitantes. A Feira acontecerá de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Em seu discurso, na solenidade de lançamento da Feira, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, falou sobre a importância do tema da 17ª Agrotins. “O tema desse ano nos parece o mais importante dos demais por se tratar de um insumo mais importante para a produção de alimentos, como também representa a sustentabilidade da vida no planeta. O desafio é de fazer a agricultura produzir alimentos frente às mudanças climáticas que vemos”, afirmou o secretário. 

Agronegócio Tocantinense

Clemente Barros destacou os principais números do agronegócio no Tocantins, com safra estimada em mais 4 milhões e 400 mil toneladas de grãos, um aumento de 40% na capacidade armazenadora e bilhões de reais injetados na economia do Estado. “Com isso o agronegócio no Tocantins volta com força contribuindo mais uma vez para o crescimento do Brasil”, afirmou.  

O secretario falou ainda sobre os resultados da pecuária no Tocantins. “O rebanho bovino caminha para 9 milhões de cabeças. E em 2016 foram mais de um milhão de animais abatidos o que rendeu na balança comercial cerca de 162 milhões de dólares’, destacou.  “Ainda nesse ano iniciaremos a construção de 10 matadouros municipais regionalizados, devidamente equipados e com Sistema de Inspeção Estadual (SIE), oferecendo melhores condições de consumo e saúde à população.  

O evento se encerrou com a palestra da diretora da Agência Nacional de Águas (ANA), Dra. Gisela Forattini, que abordou sobre o tema da Agrotins.

A Agrotins Brasil 2017 contará com exposição de máquinas, equipamentos, implementos, veículos, agentes financeiros, produtos e serviços agropecuários, vitrine geral de campo, animais, empresas de pesquisa, ONGs, órgãos públicos e outros.

Presença

O lançamento contou com a presença de expositores, representantes de órgãos federais, estaduais, municipais, produtores e instituições parceiras. A Agrotins é uma realização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas instituições vinculadas, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.