Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

O programa de Melhoria da Qualidade Genética para bovinos de leite iniciou nova etapa de atendimento, na última semana, de 17 a 24, nos municípios tocantinenses de Santa Rosa, Chapada de Natividade, Natividade, Jaú, Paranã e Palmeirópolis. Nesta etapa foram atendidos cerca de 300 animais, em 30 propriedades rurais. A intenção é inseminar até junho cerca de 1.500 vacas em propriedades rurais no Tocantins.

O programa é fruto da parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Ruraltins), secretarias de agriculturas municipais e cooperativas, por meio de um cadastro dos produtores de cada município para participar do projeto de melhoramento genético do rebanho.

A tecnologia utilizada no melhoramento é por meio da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), com suas vantagens em relação à produção convencional, entre elas: inseminação com dia e hora marcados, eliminação da detecção de cio, redução do intervalo entre partos, melhor acompanhamento reprodutivo das matrizes, padronização dos lotes de bezerros.

Para o zootecnista da Seagro, Alan Oliveira, o programa busca incentivar a produção leiteira no Tocantins, por meio da tecnologia IATF, uma das mais avançadas na produção de bovinos. “A Secretaria disponibiliza a empresa que vai até as propriedades e diagnostica as vacas para implantar os hormônios de melhor qualidade produtiva, com isso, o produtor poderá aumentar em até 50% a produção leiteira na sua propriedade”, disse.

O programa estará, no período de 22 a 31 de maio, nos municípios de: Colmeia, Couto Magalhães, Joarina, Palmeirante, Colinas e Araguaína.