Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Junior

Foto: Manoel Junior

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento da Agricultura e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros realizam “Dia técnico sobre as culturas do Arroz, Amendoim e Mandioca”. O evento ocorre nesta quarta-feira, 28, das 8h às 11h, no Centro Agrotecnologico de Palmas. A expectativa da organização é que participe do evento cerca de 150 pessoas, entre produtores, técnicos e acadêmicos.

No dia técnico serão apresentadas três novas variedades de arroz para terras altas, as quais são altamente produtivas, resistentes a doenças e adaptadas aos tipos de solos tocantinenses. Na ocasião serão apresentadas também variedades de amendoim e mandioca. Na programação consta também a apresentação da colheita mecanizada do arroz.

Vitrine

Ainda na parte da manhã, os participantes conhecem a vitrine da Embrapa. No local os técnicos mostram o passo-a-passo do plantio consorciado, manejos de espaçamentos, diferença de condução. “É importante o conhecimento destas práticas, assim, o produtor fica sabendo como reage a planta de acordo com os tratos culturais”, informou o engenheiro da Seagro, Paulo Pereira Barros.

De acordo com engenheiro o dia técnico é mais uma ação desenvolvida entre os parceiros para difundir as tecnologias das diversas culturas no Tocantins. “Com isso, a intenção é levar aos técnicos e produtores as tecnologias agrícolas disponíveis para desenvolver, ainda mais, as culturas do arroz, amendoim e mandioca no Estado. São culturas desenvolvidas, especialmente para pequenos produtores”, ressaltou.

Reniva

Na ocasião, o pesquisador da Embrapa, Gustavo Campos, apresentará as ações do projeto Reniva no Tocantins. O projeto possibilita produzir cultivares livres de vírus; disponibilizar manivas de plantas de mandioca para serem multiplicadas em larga escala; validar genótipos de mandioca em diversos ambientes; resgatar variedades tradicionais, entre outros.

Produção no Tocantins

Dados da assistência técnica e extensão rural apontam que a produção de mandioca no Tocantins cresce gradativamente a cada ano, chegando em 2016 com mais de 23 mil hectares de área plantada e uma produção anual de 408 mil toneladas.

Participam também do evento, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e representantes do grupo gestor do ABC Tocantins - Agricultura de Baixo Carbono.

Programação

8h às 8h30 – Inscrições e abertura

8h30 às 9h – Apresentação das variedades de arroz

9h às 9h30 – Colheita mecanizada do arroz

9h30 às 10h – Apresentação de variedades de amendoim

10h às 10h15 Intervalo e descolamento para vitrine da Embrapa

10h15 às 11h – Apresentação de boas práticas para o cultivo da mandioca (Projeto Reniva no Tocantins).

Sugestão de legenda:

Foto: No dia técnico serão apresentadas variedades de arroz para terras altas, as quais são altamente produtivas, resistentes e adaptadas aos tipos de solos tocantinenses

Foto: O dia técnico é mais uma ação desenvolvida entre os parceiros para difundir as tecnologias das diversas culturas no Tocantins