Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Siqueira Campos: “como mostra a história, não sou eu quem faz e desfaz alianças atingindo a honra, xingando adversários”

Siqueira Campos: “como mostra a história, não sou eu quem faz e desfaz alianças atingindo a honra, xingando adversários” Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Siqueira Campos: “como mostra a história, não sou eu quem faz e desfaz alianças atingindo a honra, xingando adversários” Siqueira Campos: “como mostra a história, não sou eu quem faz e desfaz alianças atingindo a honra, xingando adversários”

O ex-governador Siqueira Campos (sem partido) parece não ter gostado de ter seu nome citado durante o Congresso do Partido Socialista Brasileiro (PSB), nesse domingo, 17, sobre uma eventual aliança entre ele e o atual governador Marcelo Miranda (PMDB) com o qual se contrapõe politicamente e são adversários desde que romperam nas eleições de 2006 para o Governo do Estado. O ex-governador enviou nesta segunda-feira, uma carta pública direcionada ao prefeito Carlos Amastha, presidente estadual do PSB, e seus correligionários.

“Me utilizo deste meio apenas para colocar e esclarecer a minha posição, em virtude de ter visto o meu nome citado sobre uma eventual aliança, visando reforçar certos argumentos em uma campanha eleitoral que ainda falta um ano para acontecer, mas que parece já ter começado”, introduziu Siqueira em sua carta.

Segundo o ex-governador, dizer que ele pode fazer uma aliança política com o atual governador é desconhecer a história política do Tocantins “ou querer colocar-me em situação que pretenda desfavorecer a mim ou ao atual governador, tendo em vista a total ausência de tratativas neste sentido, seja por mim ou por terceiros”, afirmou Siqueira Campos.

O ex-governador reforçou na carta que sempre enfrentou o PMDB e disse que isto deixa perfeitamente clara a sua “linha e coerência”. Siqueira Campos fez questão de recordar aos atuais líderes do PSB, que, em 2010, Carlos Amastha apoiou abertamente o então candidato à reeleição ao Governo do Estado pelo PMDB, Carlos Gaguim, hoje filiado ao Podemos. “Como podem perceber sempre mantive o meu lado político, a minha coerência e trajetória. O mesmo eu poderia dizer em relação ao quadro nacional, sempre apoiei as candidaturas que entendia melhores para o nosso País, sem buscar aproximação com aqueles que sempre foram adversários históricos do meu pensamento político”, afirmou o ex-governador, para a seguir pedir que excluam seu nome quando os assuntos forem “especulações infundadas”.

Siqueira Campos ainda alfinetou o prefeito dizendo que, “como mostra a história, não sou eu quem faz e desfaz alianças atingindo a honra, xingando adversários, para depois mudar de posição em virtude de novas conjunturas”, disse.

Confira abaixo a carta na íntegra do ex-governador.

Palmas-TO, 18 de Setembro de 2017.

Carta do ex-governador Siqueira Campos ao Prefeito Carlos Amastha e Convencionais do PSB

Senhor Prefeito e Convencionais,

Me utilizo deste meio apenas para colocar e esclarecer a minha posição, em virtude de ter visto o meu nome citado sobre uma eventual aliança, visando reforçar certos argumentos em uma campanha eleitoral que ainda falta um ano para acontecer, mas que parece já ter começado.

Dizer que posso fazer uma aliança política com o atual Governador é desconhecer a história política do Tocantins ou querer colocar-me em situação que pretenda desfavorecer a mim ou ao atual Governador, tendo em vista a total ausência de tratativas neste sentido, seja por mim ou por terceiros. No entanto, tenho certeza que este não é caso do Prefeito.

Vejamos, desde 1988, quando disputei a primeira eleição para Governador do Tocantins, sempre enfrentei o PMDB. E foi assim em 1994, 1998, 2006 e 2010. Creio estar perfeitamente clara a minha linha e coerência.  Recordo aos atuais líderes do PSB, que em 2010, o atual presidente da sigla e hoje Prefeito da nossa Capital, apoiou abertamente o então candidato à reeleição ao Governo do Estado pelo PMDB, Carlos Henrique Gaguim. O mesmo Carlos Gaguim que hoje defende uma Emenda Constitucional para que o atual Prefeito de Palmas  não possa ser candidato a Governador ou a Senador, Emenda que não tem o meu apoio.

Como podem perceber sempre mantive o meu lado político, a minha coerência e trajetória.  O mesmo eu poderia dizer em relação ao quadro nacional, sempre apoiei as candidaturas que entendia melhores para o nosso País, sem buscar aproximação com aqueles que sempre foram adversários históricos do meu pensamento político.

Por isso, peço que excluam meu nome quando os assuntos forem especulações infundadas, pois como mostra a história, não sou eu quem faz e desfaz alianças atingindo a honra, xingando adversários, para depois mudar de posição em virtude de novas conjunturas. Receber apoio sempre é importante e engrandece qualquer candidatura. No entanto, é necessário respeitar o direito de todos, sem que mereçam rótulos ou conjecturas que não guardem relação com a realidade.

Quando a sua Excelência, o Prefeito de Palmas, esteve em minha residência, o recebi com toda a educação, assim como fiz com os senadores Ataídes de Oliveira, Kátia Abreu e Vicentinho Alves, todos nomes que já foram ou são cogitados como concorrentes ao Palácio Araguaia. E a todos dispensei a mesma recepção com a deferência e gentileza que merecem pelos cargos que ocupam e pelo que representam para o Tocantins.

Saúdo os convencionais do PSB e ressalto o quanto é importante o exercício da Democracia e eventos como o do último domingo, 17, servem para reforçar esse movimento que precisa sempre ser aperfeiçoado. Quando vejo a sigla PSB me recordo de amigo de longa data, contemporâneo de Congresso Nacional, Miguel Arraes, que fez nascer o PSB para o Brasil a partir de Pernambuco, terra de origem de meu pai e da família Siqueira Campos.

Vejo que o partido se reforça, agora recebendo a filiação do ex-deputado Junior Coimbra, que já foi líder do Governo Marcelo Miranda na Assembleia Legislativa. Partido que já tem o deputado Ricardo Ayres, também ex-secretário da Juventude do atual Governador. Assim como o PSB detém dois ex-secretários de meu último Governo, o professor Danilo de Melo e o deputado Alan Barbiero.

Por fim, quero destacar que não estou em pré-campanha. Não sou filiado a nenhum partido político e não estou discutindo qualquer aliança. O tempo se encarregou de extinguir qualquer desavença pessoal, no entanto, no campo político como já citei, mantenho-me fiel aos mesmos ideais.

Se no momento oportuno estiver em boas condições de saúde, posso colocar meu nome à disposição do povo tocantinense para disputar uma vaga ao Senado, pois entendo, que com minha experiência, poderei seguir dando minha contribuição ao Estado que ajudei a criar, implantar e consolidar.

Desejo que o atual prefeito da cidade que tive a honra de fundar e construir as grandes obras que nela existem, que continue com sua administração, pois há muito trabalho a fazer e é isso que o povo dessa cidade espera.

José Wilson Siqueira Campos
Ex-governador do Tocantins