Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Membros do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais se reuniram para levantar informações para o estudo

Membros do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais se reuniram para levantar informações para o estudo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Membros do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais se reuniram para levantar informações para o estudo Membros do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais se reuniram para levantar informações para o estudo

Representantes de diversos entidades e instituições integrantes do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais (NAPL-TO) se reuniram com o objetivo de reunir informações para o estudo da cadeia produtiva da Piscicultura e Silvicultura do Estado. O estudo está sendo elaborado pela empresa de consultoria Markestrat, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (FDE). O projeto foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

De acordo com o gerente de Arranjos Produtivos Locais da Seden, Marcondes Martins, a consultoria busca levantar informações sobre as potencialidades das principais cadeias produtivas do agronegócio no Estado do Tocantins. O estudo engloba diversas cadeias, mas o encontro, que se iniciou nessa segunda-feira, 30, e seguiu até esta terça-feira, 31, visava reunir informações de apenas das duas cadeias citadas.  

Nesta fase,  principal objetivo do estudo é definir estratégias que devem se adotadas para desenvolver a Piscicultura e Silvicultura . “Após o estudo, feito será elaborado um relatório e final que definirá diretrizes de atuação tanto do poder público quanto dos agentes privados que fazem parte da cadeia”, destacou Marcondes sobre o levantamento da Cadeia da Piscicultura.

O estudo deve ser finalizado até janeiro do ano que vem. Marcondes lembra do censo/diagnóstico da Piscicultura, que está em andamento em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), e a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Piscicultura.

Também participaram da reunião representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e  Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) reuniram-se com representantes da empresa em consultoria Markestrat.

Demais cadeias

A Seden recebeu pela primeira vez representantes da consultoria Markestrat no mês de agosto. Na oportunidade, a equipe técnica da pasta, liderada pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro, apresentou aos consultores informações, expectativas, desafios e avanços alcançados pelo Estado no que tange às cadeias de produção da soja, do milho, da pecuária, do arroz, da silvicultura e da piscicultura. Em sua abordagem, Vilmar destacou a ampliação da oferta de matérias-primas como fator primordial para a atração de unidades de processamento. Desafios e oportunidades nos setores de logística, armazenamento e acesso ao mercado externo também foram destacados na explanação.

Ao final do estudo terão elaborados três relatórios, sendo o primeiro sobre as cadeias de soja e milho; depois sobre pecuária e arroz e; por último, um relatório englobando as cadeias da silvicultura e piscicultura.