Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Leila Novais. Ao todo, 64 alunos de escolas municipais e estaduais participaram da solenidade Ao todo, 64 alunos de escolas municipais e estaduais participaram da solenidade
  • Ana Paula foi a responsável pelo juramento dos formandos durante a solenidade

Na noite dessa quinta-feira, 7, o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar realizou a formatura da 1ª turma do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). No total, foram 64 formandos, sendo 23 da rede estadual e 31 da rede municipal de ensino.

O objetivo da solenidade foi certificar os concluintes do programa Bombeiros Mirins e promovê-los como parceiros da corporação em suas diversas ações.

Na solenidade, dois alunos foram considerados bombeiros mirins destaques, um do Pelotão Alpha, e outro do Pelotão Bravo. Na ocasião, os estudantes foram premiados com troféus pelo empenho e dedicação empregados nas rotinas diárias de treinamento e aprendizagem durante todo o semestre.

Durante o curso, os discentes participaram de disciplinas que totalizaram 260 horas/aula de aprendizado. Entre as áreas estudadas junto à corporação, os estudantes aprenderam Noções de Salvamento; Noções de Primeiros Socorros; Estudo e Prática de Bombeiro Militar – Ordem Unida; Noções de Teoria de Incêndio; Ética e Cidadania; Noções de Educação Ambiental; Noções de Educação no Trânsito; e Prevenção e Combate ao uso de Drogas.

A aluna Ana Paula Martins, que fez o juramento da turma, afirmou que o curso foi enriquecedor para sua vida. “Conheci várias pessoas e aprendi muita coisa sobre cidadania, ética, moral, primeiros socorros. Vou levar tudo o que aprendi para a minha vida”, destacou.

Carlos Magno Alves Pimentel, também formando na turma, ressaltou que foi muito importante participar das atividades dos Bombeiros Mirins. “Minha vida mudou muito porque eu aprendi as noções da vida de um bombeiro. A frase que me definiu durante esse curso foi, Vida alheia e riquezas salvar (parte do Hino do Fogo, do Corpo de Bombeiros)”, frisou.

Pedro Henrique Alves declarou que “foi ótimo participar do projeto, pois os bombeiros nos repassaram o que aprenderam e contribuíram para uma mudança no meu comportamento, tanto no Corpo de Bombeiros quanto na minha vida social”.

O comandante do batalhão, Thiago Franco Santana, afirmou que o projeto Bombeiro Mirim foi planejado desde 2015. “Essa primeira turma foi muito bem sucedida, pois os alunos adquiriram muitos conhecimentos”, destacou.

O projeto contou com a participação de quatro escolas, sendo duas estaduais e duas municipais. “No próximo ano, o projeto será estendido para outras escolas e haverá critérios de seleção que vão estabelecer pontuações e classificar os aprovados. É muito gratificante participar desse projeto. Não tem nada que pague a alegria de ver o envolvimento dos alunos”, finalizou o comandante.