Meio Ambiente

Foto: Daniel Andrade O volume intenso de visitação é diário e o controle dos horários irá permitir o direcionamento das equipes O volume intenso de visitação é diário e o controle dos horários irá permitir o direcionamento das equipes

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ) nesta quarta-feira, 24, informa que a partir do dia 19 de fevereiro de 2018, ou seja, após o Carnaval, passa a vigorar o novo horário de funcionamento para visitação das Dunas do Jalapão.

O acesso ao atrativo passa a funcionar, no período da tarde, das 14h às 18h30, todos os dias da semana. O horário limite para entrada na portaria da base das Dunas continua sendo às 17h30, para propiciar o retorno de todos os visitantes ao estacionamento do acesso aos bancos de areia até o fim do prazo permitido ao funcionamento do Parque.

Após um levantamento realizado pela Supervisão do PEJ, no período da manhã, das 6h às 12h, será permitido somente o acesso, com o agendamento prévio, para fins de uso de imagem, pesquisas e aulas de campo.

O gerente de Unidades de Conservação do Naturatins, Marcelo Rodrigues, afirmou que o volume intenso de visitação é diário e esse controle vai permitir o direcionamento das equipes. "Nós percebemos ao longo dos últimos anos, um incremento no volume de visitação no Parque Estadual do Jalapão. Antigamente tínhamos um grande fluxo nos finais de semana ou então nos feriados, mas atualmente esse movimento se tornou diário. Então para melhor atender e controlar esse volume visando a questão da conservação das Dunas, nós adequamos os horários, porque o maior número de visitantes é no período da tarde e será quando teremos uma maior concentração da nossa equipe técnica de controle e monitoramento da visitação", destacou o gerente.

O supervisor do Parque do Jalapão, João Miranda, esclareceu que a medida é para equilibrar o fluxo de pessoas por equipe. "Com essa distribuição de visitantes nossas equipes poderão atender melhor os grupos, com orientações quanto as normas de visitação que precisam ser respeitadas no acesso aos atrativos, em cumprimento ao Plano de Manejo da Unidade", relatou Miranda.