Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O laboratório de classificação de produtos vegetais (soja, milho, feião e arroz), localizado na sede da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), município de Pedro Afonso recebeu a renovação do certificado para classificação de grãos, visando uma melhor qualidade dos produtos, sendo que estes têm como principal finalidade a exportação. A renovação que estende até dezembro de 2024 foi concedida pelo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em dezembro 2019.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura(Seagro), Francisco Alves de Lima essa cooperação técnica entre a Coapa, Seagro e MAPA, é de fundamental importância para os agricultores e empresas ligadas a cadeia produtiva dos grãos do município de Pedro Afonso, uma das regiões mais tradicionais e importantes produtoras do Estado. “Portanto, faz-se necessário esse atendimento na região para incentivar ainda mais o homem do campo no desenvolvimento do agronegócio Tocantinense”, disse.

“A produção de soja no município, somente em fevereiro, os armazéns da Coapa recolheram um total de 4,5 milhões de quilos de soja”, complementou.

Segundo o responsável técnico da unidade, Fernando Teixeira, o serviço de seleção é fundamental, pois garante um produto de qualidade para quem vende ou compra os grãos. “Uma vez que atende as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, atestando a característica desejada dos produtos”, ressaltou.

Produção

De acordo com informações da Coapa, a região compreende 17 municípios, sendo 283 cooperados, destes 142 plantam grãos. O município produziu na última safra, 110 mil toneladas de soja, 32 mil toneladas de milho e 4 mil toneladas de sorgo. Até este início de fevereiro já foram colhidos 35% da produção da soja safra 2019/2020. O milho segunda safra é outro produto em expansão, até o momento a área cultivada já ultrapassa os 85% com estimativa de ficar entre 15 a 20 mil hectares.

Exportação

Pode-se destacar que o maior volume da produção de grãos da região é exportado para a China e Arábia Saudita. Apenas 5% abastecem os estados do nordeste do país e o mercado local.

Laboratório

A unidade de classificação de produtos vegetais foi implantada em 2015 para atender 17 municípios da região, por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Coapa, Seagro e o MAPA. Desde então já foram realizadas inúmeras análises de grãos da soja, arroz e milho.