Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Tiago Rodrigues em frente ao outdoor instalado após arrecadação de dinheiro em vaquinha virtual

Tiago Rodrigues em frente ao outdoor instalado após arrecadação de dinheiro em vaquinha virtual Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Tiago Rodrigues em frente ao outdoor instalado após arrecadação de dinheiro em vaquinha virtual Tiago Rodrigues em frente ao outdoor instalado após arrecadação de dinheiro em vaquinha virtual

O sociólogo Tiago Costa Rodrigues confirmou ao Conexão Tocantins que teve de prestar depoimento à Polícia Federal em um inquérito que investiga crimes praticados contra a honra do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), devido aos outdoors com críticas ao chefe do Executivo instalados em Palmas/TO no ano passado.

“Acredito no arquivamento do processo por se tratar de acusações infundadas que só visam coagir quem se manifesta publicamente contra o governo. A própria atitude do ministro da justiça em abrir inquérito reafirma nossa necessidade de contrapor as atitudes do governo e sua faceta autoritária”, disse o sociólogo.

O depoimento de Rodrigues aconteceu foi à distância e ocorreu no início deste ano. “Prestei depoimento através de uma oitiva virtual no mês de janeiro. Recebi uma ligação da Polícia Federal me comunicando sobre o inquérito e marcando o dia que eu poderia participar da oitiva”, afirmou.

A investigação é sigilosa e comandada pela superintendência da Polícia Federal de Brasília/DF. A PF confirma que o inquérito foi aberto por requisição do ministro da justiça, André Mendonça.

Ainda no ano passado, após a instalação dos outdoors, o ruralista e simpatizante do governo Bolsonaro, Celso Montoia Nogueira, protocolizou notícia-crime na Superintendência da Polícia Federal em Palmas denunciando o idealizador da campanha com base na Lei de Segurança Nacional. A PF recomendou o arquivamento, mas o ministro da justiça mandou dar prosseguimento à investigação.

O caso veio à tona após a professora Érika Suruagy, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), relatar à imprensa nacional que havia prestado depoimento em 1º de março em um inquérito que também a investiga pelo crime de injúria contra o presidente por outdoors que foram instalados em Recife/PE no ano passado.

Para o tocantinense Tiago Rodrigues, os inquéritos são uma clara tentativa de calar setores da sociedade insatisfeitos com o atual Governo Federal. “Tenho direito à liberdade de expressão e a Constituição me assegura a livre manifestação de crítica a governos que eu não concorde, assim como qualquer brasileiro”, protestou.