Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: TRE/TO

Foto: TRE/TO

A ação conjunta das forças de segurança pública durante o primeiro turno das eleições deste domingo, 2, está sendo acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília/DF, e do gabinete de monitoramento instalado nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Em todo o Tocantins, cerca de 4,5 mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses. Além do efetivo, cerca de 660 viaturas, 4 aeronaves e 1 embarcação estarão de prontidão em todo o Estado. 

TRE/TO

Balanço do Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), a eleição segue tranquila em todo o estado. Até ao meio-dia nenhuma ocorrência de natureza grave tinha sido registrada; 

Em relação às urnas eletrônicas, neste mesmo período, apenas sete máquinas foram substituídas em todo o Estado. Um percentual de 0,17 % do total de 3.957 urnas em uso. 

Ao todo, 1.094.003 eleitores tocantinenses estão aptos a votar. A votação segue até às 17 horas. Na capital, o eleitor José Luiz Ferreira da Silva, de 69 anos, é um dos 198 mil eleitores que votam em Palmas. Ele aproveitou o primeiro horário da manhã para exercer a sua cidadania e destacou que o processo de votação é fácil e tranquilo. “O voto é muito importante, eu sempre fiz questão de votar em um candidato, nunca votei nulo ou branco, e a democracia é isso: a gente tem o direito de escolher e assim escolhemos aquele que achamos que é melhor e que tem as melhores propostas. Daqui há um ano não serei mais obrigado a votar, mas vou continuar votando enquanto eu puder”, disse.

Ocorrências 

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO), até o momento, a Operação Eleições 2022 registrou em todo o Tocantins:

•      0 casos de compra de votos

•      1 ocorrência de boca de urna

•      0 violação de sigilo do voto

•      0 propaganda irregular

•      0 ocorrências de transporte ilegal de eleitores

OBS: Segundo a SSP/TO, houve até então apenas um registro de queda energia em uma seção eleitoral em Colméia, mas foi resolvido antes do início do horário de votação.

1ª Ocorrência de Boca de Urna em Araguaçu - ocorrência em andamento.

Operação Eleições 2022

A Operação Eleições 2022 tem como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. Além dos representantes institucionais das 27 unidades federativas, também participam: representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). (Com informações SSP/TO e TRE/TO)