Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação TRE/TO

Foto: Divulgação TRE/TO

A Comissão Apuradora do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou, na tarde deste sábado (29/10) a cerimônia de emissão do relatório da zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT). O evento ocorreu na sala de sessões do Regional e foi conduzido pelo corregedor, desembargador Eurípedes Lamounier, que preside a comissão composta pelos juízes membros Ana Paula Brandão Brasil e Rodrigo de Meneses dos Santos. 

Conforme explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Júnior, o Sistema de Gerenciamento da Totalização funciona de forma integrada entre Tribunal Superior Eleitoral (TSE), TREs e Juntas Eleitorais nos cartórios. Na véspera de eleição, o TSE emite a zerésima do SISTOT no ambiente nacional, com zero votos para cada um dos candidatos aptos. Logo em seguida, da mesma forma, é emitida a zerésima nos Tribunais Regionais Eleitorais. Por fim, cada junta eleitoral emite a zerésima na zona eleitoral.

“Essa zerésima se assemelha a que é emitida pelas urnas eletrônicas no domingo de manhã, antes do início da votação; só que esta zerésima é a do sistema de totalização como todo. O SISTOT é o Sistema de Gerenciamento da Totalização, que faz a soma de todos os boletins de urnas que foram apurados nas seções eleitorais”, explica Valdenir.

Presenças

Além da Comissão Apuradora, a cerimônia foi acompanhada pelo procurador regional Eleitoral, João Gustavo de Almeida Seixas; pela juíza membro Delícia Feitosa; pelo diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos; e servidores da JE/TO.  (TRE/TO)