Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cacheado foi assassinado a tiros enquanto dormia

Cacheado foi assassinado a tiros enquanto dormia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cacheado foi assassinado a tiros enquanto dormia Cacheado foi assassinado a tiros enquanto dormia

A Coalizão Vozes do Tocantins por justiça climática, composta por organizações indígenas, quilombolas, assentadas, de pesquisa e apoio, todas ligadas à conservação socioambiental, posicionou-se nesta quarta-feira, 14, pedindo justiça no caso do assassinato nesta última terça-feira do militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e liderança popular, Raimundo Nonato Oliveira, conhecido como Cacheado.

O líder popular foi assassinado a tiros na madrugada dessa terça-feira, 13, no município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, dentro de sua própria casa enquanto dormia. A execução causou comoção local e nacional pelas contribuições de Cacheado em temas como a Reforma Agrária e o combate à grilagem de terras.

Conforme dados denunciados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), o número de assassinatos no campo subiu 75% em 2021 em relação ao ano anterior. Segundo a Coalizão, a "humilhação, a intimidação, as ameaças e mesmo os assassinatos no campo seguem impunes" e, por isso, amparada por seus membros, a organização reforça a urgência da responsabilização pelo crime.

Conforme argumenta a Coalizão, membros da sociedade civil que menos contribuem para mudanças climáticas e problemas sociais são os mais impactados pela falta de estruturas políticas e segurança. A Coalizão alerta para a proteção dessas lideranças e para o reconhecimento da contribuição desses povos e comunidades para a conservação socioambiental no Estado do Tocantins, sendo inestimável o valor das lideranças nesse meio.

Vozes do Tocantins

A Coalizão é composta pelas organizações: Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso - Arraias (AKMT), Associação Centro Cultural Kàjre (povo Krahô), Associação Pyka Mex (povo Apinajé), Colônia de Pescadores/as de Araguacema-TO (Copesca), Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), Escola Família Agrícola Bico do Papagaio Padre Josimo (EFA - Esperantina), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST - Tocantins), Associação Onça D´água de Apoio às Unidades de Conservação, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins - Campus Arraias e Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Sociológicos (Neruds).