Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com 198 assinaturas entre deputados federais e senadores, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas foi protocolada na última sexta-feira (03/03) no Congresso Nacional. A frente será coordenada pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), com vice-coordenação do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA). 

A frente é um importante canal entre o parlamento e o movimento indígena, por meio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e também com o executivo, ampliando ainda mais o diálogo com o novo e ancestral Ministério dos Povos Indígenas. Ela reforça a presença da sociedade civil e amplia a participação e a luta histórica dos povos indígenas.

No início do segundo mês de mandato na Câmara dos Deputados, Célia Xakriabá conseguiu mais de um terço das assinaturas do Congresso Nacional para a implementação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas. Uma vitória da luta, já que a frente será coordenada por uma parlamentar indígena e faz frente direta aos parlamentares que apoiam o projeto de destruição do meio ambiente, defendem o garimpo e a mineração e seguem atacando os povos e comunidades tradicionais.

Ainda no início da legislatura, um deputado da direita, pró-garimpo e abertamente contra os direitos dos povos indígenas sinalizou intenção de protocolar uma frente similar, o que representaria um ataque direto à pauta. No entanto, depois de muitas articulações, as casas entendem a importância da frente ser coordenada de fato por uma mulher indígena e houve o apoio necessário para a sua criação. 

"Sempre estivemos na luta do lado de fora. Agora, conquistamos uma cadeira no parlamento para levar a nossa voz, os milhares de cocares que chegam aqui comigo. Essa é a representação dos nossos povos, dos nossos maracás e da força do jenipapo e do urucum. É preciso uma frente legítima e que faça essa defesa no Congresso Nacional. Queremos lutar por nossos direitos, contra o garimpo, a mineração, a fome e na defesa das mulheres indígenas, cotidianamente abusadas pelos invasores. É a força do cocar chegando em Brasília", afirma Xakriabá.

No senado, a coordenação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas é de Randonfe Rodrigues e de Fabiano Contarato. Também são membros as deputadas federais Érika Hilton, Dandara Rodrigo, Camila Jara, Juliana Cardoso, a senadora Eliziane Gama e os deputados federais Túlio Gadelha e Ivan Valente.

Na terça-feira (07/03), a partir das 17h, a deputada Célia Xakriabá, em conjunto com outros parlamentares, e representantes da APIB participarão de uma coletiva de imprensa, onde a frente será lançada. A coletiva irá ocorrer no salão verde da Câmara dos Deputados