Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A participação ativa da comunidade é um dos pilares do Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária (MIFBC). Com este objetivo, a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado tem promovido o diálogo com a comunidade de Taquaruçu. Reuniões participativas com as comunidades que vivem nas Unidades de Conservação (UCs) geridas pela autarquia fazem parte do calendário estratégico do Manejo Integrado do Fogo (MIF) executado pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP).

Em março deste ano, aconteceu a primeira reunião. Neste mês, a comunidade e representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) se reuniram mais uma vez para discutir estratégias sobre prevenção aos incêndios florestais por meio da queima prescrita, uma das estratégias do MIF.

O diretor Warley Rodrigues, responsável pela gestão do MIF nas UCs, e a supervisora da APA Serra do Lajeado, Camilla Muniz, apresentaram à comunidade e representantes de instituições parceiras, aspectos sobre o uso do fogo e os resultados positivos que a prática tem alcançado desde a sua implementação iniciada em 2014, pelo Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

No distrito de Taquaruçu, um dos parceiros deste diálogo é o Movimento Vida Viva Taquaruçu que mobilizou a comunidade local. Entre as principais demandas apresentadas está a instalação de uma brigada florestal permanente no distrito. Na oportunidade, o diretor Warley Rodrigues recebeu ofício com a formalização do pedido, e uma lista com mais de mil assinaturas. 

“Tivemos um encontro muito, muito enriquecedor, para nós foi um divisor de águas. Nos traz muitas esperanças no sentido de aprender sobre o uso adequado do fogo. Promovermos o fogo bom, que é o caso da queima prescrita e controlada, e diminuirmos consideravelmente o fogo mau. Isso foi falado na reunião. O Naturatins respondeu de forma extremamente eficiente o nosso chamado, o apelo da comunidade”, destacou Enes Rodrigues, uma das lideranças do Movimento Vida Viva Taquaruçu, ao destacar a sua preocupação em ações preventivas e eficazes em combater os incêndios florestais nos meses mais críticos do ano.

Camilla Muniz pontua que o diálogo com a comunidade é contínuo para que cada vez mais pessoas conheçam a prática. “O diálogo é contínuo com a comunidade da APA, e temos usado uma ferramenta de comunicação que tem sido muito eficiente, que é o WhatsApp. No mês de abril intensificamos as rondas e visitas às comunidades”, especificou.

Erotides Costa Rodrigues, conta que sua propriedade fica a 4 km do perímetro urbano do distrito, e que, o diálogo promovido endossou o conhecimento que executa na prática há muitos anos. “Reforçou o que já sabia, mas abriu um leque que não sabia que existia, que é essa parceria com o Naturatins, que auxilia e trabalha junto. Víamos o órgão como inimigo, hoje senti firmeza em tocar o fogo na hora certa”, observou.

Proprietário de um dos atrativos naturais da região, Cláudio Antônio Fachini, destacou a importância dos aceiros nas rodovias. “Esse cuidado deve ser feito em todas as estradas. Essa vegetação seca, como dito na reunião, é uma gasolina para queimar, o que gera muitas complicações para a região que é muito seca”, alertou.

Conforme o calendário da UC, as queimas prescritas na APA Serra do Lajeado seguem até o mês de junho.