Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Festejo da Catedral do Divino Espírito Santo, em Palmas/TO, está de volta. A partir dessa sexta-feira, 19, até dia 28 de maio, a festa do padroeiro, Divino Espírito Santo, será celebrada com Missas, Novena, atrações musicais, barracas de comidas e show de prêmios.

A temática da edição 2023 do evento é ‘Vocação: O Chamado a Servir no Espírito’. A programação religiosa começa na próxima sexta, dia 19, com Missa e Novena, às 18h30, e se estende por nove dias. A cada noite, um padre é convidado a celebrar e refletir os dons da novena (sabedoria, inteligência, temor, luz, conselho, ciência, fortaleza, amor e piedade). Ao final, a bandeira do Espírito Santo percorre todos os corredores da igreja, levando graças e bênçãos por onde passa.

Nas sextas, sábados e domingos, dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28/05, entra em cena a Festa Social. A partir das 19h30, a comunidade pode se deliciar com barracas de comida, deixar as crianças se divertirem no espaço infantil, ouvir boa música e ainda ganhar prêmios no fim da noite. As cartelas do bingo custam R$ 15 e dão direito a concorrer a 18 premiações - três por noite - como viagem para Porto de Galinhas (PE) e Jalapão (TO), vales compra, eletroeletrônicos, entre outros.

O encerramento do festejo acontece no domingo, 28 de maio, Dia de Pentecostes. É quando se comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias após a ressurreição de Cristo. Por isso, a data marca a festa do padroeiro da Catedral com a tradicional Carreata do Divino. A concentração ocorre às 17h, no estacionamento do Estádio Nilton Santos. Passando por várias ruas e avenidas de Palmas, a carreata termina na Catedral com a bênção dos carros, feita por Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas. Logo após, a programação segue normal, com Missa e toda festa social.

Pelo menos 400 membros de pastorais e movimentos da Catedral estão envolvidos diretamente no Festejo, de forma voluntária. A expectativa é receber 2 mil pessoas por noite nos finais de semana, em um ambiente acolhedor, familiar e de partilha entre os frequentadores.

Objetivos

Além de celebrar o padroeiro, o Festejo da Catedral tem a grande meta de arrecadar fundos para a construção da sede definitiva da paróquia. Para isso, as atividades começaram logo no início do mês. Realizado em 6 de maio, o Leilão Virtual contou com 64 lotes e 124 prendas arrematadas nas mais de quatro horas de transmissão ao vivo no Youtube.

“O objetivo para este ano é conseguir arrecadar o suficiente para tornar ‘ocupável’ a parte térrea da obra e já começarmos a utilizá-la. É o primeiro passo para uma data importante na nossa comunidade, já que, em 1 de janeiro de 2024, a Catedral completa 20 anos de criação. O Espírito Santo move a Igreja. Por onde Ele passa, nada fica parado. Assim, vamos clamar pela ação Dele e correr atrás da nossa meta”, resumiu o pároco, Pe. Eduardo Zanom.