Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Miracema do Tocantins, distante 93 km de Palmas, é a primeira cidade do Estado beneficiada com a autorização de uso de área para a temporada de praia em 2023. O termo autorizando o uso da praia Mirassol pelo município vale por 90 dias. O documento foi assinado pelo superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO), órgão do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Edy César Passos, e pela prefeita da cidade, Camila Fernandes de Araújo.

A assinatura aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 1° de junho, na sede da Prefeitura. A temporada oficial de praia, no município, começa no dia 15 de junho.

De acordo com Edy César Passos, Miracema do Tocantins é a primeira, de um total de 40 cidades tocantinenses, que precisam da liberação da SPU/TO para promoverem suas temporadas de praia este ano. Essas praias estão localizadas às margens de rios federais, como o Tocantins, Araguaia, Javaés, Manuel Alves, Cana Brava, entre outros. “A temporada de praia aquece a economia em quase todo o Estado, nos meses de junho, julho e agosto, pois recebe milhares de turistas de todo o Brasil, e cabe à SPU essa liberação de uso desses locais, o que contribui para o desenvolvimento dessas regiões”, observa Passos.

A prefeita de Miracema, Camila Fernandes de Araújo, após o ato de assinatura, destacou ser “muito importante a parceria com o governo federal, por meio da SPU, para garantir uma linda temporada de praia em Miracema”.

Além de Miracema, a SPU deverá autorizar o uso das praias em municípios como: Peixe, Araguacema, Caseara, Araguanã, Xambioá, Araguatins e Pau D’arco. A expectativa é que a temporada atual gere cerca de 200 milhões de reais para as economias locais.

A viagem serviu ainda para orientar os organizadores da praia do Funil, também em Miracema.

A liberação do uso do local deve acontecer na próxima semana. Mirassol e Funil A Praia Mirassol é uma das mais visitadas. Possui estrutura com restaurantes, banheiros e estacionamento. Fica no final da Avenida Tocantins, principal via de Miracema, e tem acesso livre. Já a Praia do Funil é também bem estruturada para receber visitantes e tem uma particularidade, permanece acessível durante o ano.