Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Washington Luiz Ação de queima prescrita realizada na região do Morro do Chapéu, também conhecido como Morro do Cristo Ação de queima prescrita realizada na região do Morro do Chapéu, também conhecido como Morro do Cristo

Em mais ação estratégica do Manejo Integrado do Fogo (MIF), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da equipe do Parque Estadual do Lajeado (PEL), executou na tarde da última quinta-feira, 15, uma queima prescrita na região do Morro do Chapéu (Morro do Cristo). O local é uma propriedade particular e fica nas proximidades do Parque. Conforme o supervisor do PEL, Lyon Cardoso de Sousa, a atividade prosseguiu noite adentro e continua ainda nesta sexta-feira, 16, com a equipe monitorando o fogo. 

Lyon explica que a região foi estrategicamente escolhida. Segundo ele, há pelo menos quatro anos o fogo não chega até o Morro do Chapéu. “Essa condição nos preocupa e nos deixa em alerta, pois são quatro anos de acúmulo de biomassa de capim, o que aumenta o risco de incêndio no período mais crítico (a partir de agosto. Além disso, o local é muito próximo do Parque Estadual do Lajeado”, aponta Lyon ao reforçar a importância preventiva do manejo feito na região. 

“Iniciamos o fogo ao redor do mirante e fizemos uma linha de fogo seguindo a estrada do cristo e finalizamos numa grota”, disse Lyon ao explicar que, neste tipo de queima prescrita, usa-se as grotas como escudo contra o fogo para que ele não se alastre. “Além disso, nesta época do ano, o fogo não entra na vegetação mais densa por ela ainda estar úmida”, observou. 

Para acontecer a queima prescrita no Morro do Chapéu, a supervisão do Parque Estadual do Lajeado entrou em contato com os responsáveis pela área, apresentou a proposta, que foi aceita, e, após o planejamento de como se daria a execução, foi expedido um aviso para a comunidade Vale da Cachoeira, que fica ao pé da serra. “Tudo feito com muita segurança”.