Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Aleandro Lacerda, representou o governo do Estado e recebeu a premiação. O Habitação para todos nós se destacou por respeitar as diversidades socioculturais das regiões. Beneficiou pequenas comunidades fixando o homem no campo, evitando o êxodo para os centros urbanos", explicou.

O programa foi classificado nas categorias Habitação, Habitação e Direitos Humanos e Erradicação da Pobreza e será publicado nos anais da CEF - Caixa Econômica Federal. Foram 273 inscritos e Tocantins ficou entre os 20 finalistas.

Todos os projetos inscritos foram financiados pela CEF, com parceria dos governos estaduais e o governo federal. Em todos os projetos há a participação da Caixa, mas não somos os gestores. Temos o orgulho de sermos o principal agente do governo federal", disse o vice-presidente de Governo da CEF, Jorge Hereda.

Ainda no evento, foram anunciados os 10 premiados que se classificaram para a final do Prêmio Internacional Melhores Práticas, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, em 2008. Os estados classificados para a final são: Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Acre. Ao reconhecer o mérito destas práticas, estamos divulgando-as também no Brasil e no exterior", discursou a presidente da CEF, Maria Fernanda Ramos Coelho.

Também participaram do evento o diretor de Programas Habitacionais e Desenvolvimento Social e Urbano, Fábio Borges, a coordenadora de Projetos Sociais, Nonata Morais, e a coordenadora de Capacitação, Sabrina Machado.

Dados

O Programa Habitação para todos nós teve início em 2005 e já construiu mais de 16 mil unidades, beneficiando cerca de 64 mil pessoas em todo o Estado, que ganham até três salários mínimos.

A secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano, em conjunto com a CEF e o governo federal, já investiu mais de 12 milhões em construção de casas populares. O programa fornece capacitação de geração de renda para as famílias e ainda capacita as equipes técnicas locais que vão executar as obras.

Quilombolas

Ainda na tarde desta segunda-feira, a equipe técnica da Secretaria requisitou audiência na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília, para buscar recursos para geração de renda nas comunidades Quilombolas no interior do Estado do Tocantins.

Fonte: Secom