Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A triatleta olímpica Mariana Ohata confirmou sua presença na 2ª. Copa Centro-Oeste de Triathlon que acontecerá na praia da Graciosa, dia 30 de agosto, em comemoração ao 7º. Aniversário do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães – Lajeado. Ela é bicampeã brasileira e sul-americana e foi a 39ª. colocada na prova de Triathlon em Pequim, finalizando a prova com o tempo de 2h07m11s, chegando somente 8min44s atrás da primeira colocada. Outros dois atletas que também estarão em Palmas neste dia são o canoísta Sebastian Quatrin, campeão pan-americano e sul-americano e o bi-campeão do Troféu Brasil de Triatlhon e atual vice-campeão das provas Meio Iron Man's da Disney e de Brasília, o goiano Santiago Ascenço.

Além deles, outros 1000 atletas estão sendo esperados para competir nas provas de triathlon, canoagem e enduro a pé que acontecem na praia da Graciosa, em Palmas, no mesmo dia 30 de agosto, em comemoração ao 7º. Aniversário do Lago. O objetivo da Investco ao realizar atividades na praia é incentivar práticas esportivas saudáveis que unem qualidade de vida, lazer e o uso consciente dos recursos naturais que formam o reservatório como a água, as praias e seu entorno.

Enduro a pé

O primeiro esporte a começar a competição será o Enduro a Pé, promovido pela empresa 40º. no Cerrado, que terá uma capacidade máxima de 30 equipes, formadas por seis pessoas. A idéia da organização é incentivar a inscrição de equipes formadas por colegas de trabalho, sejam de empresas estatais, privadas ou órgãos públicos. Esta prova terá início às 14,30 horas e um percurso de sete quilômetros nos arredores da praia da Graciosa. A prova não é válida para o Circuito Tocantinense de Enduro a Pé. Para participar, a equipe terá que representar algum órgão, empresa ou instituição. A taxa de inscrição será um quilo de arroz ou feijão por competidor e os interessados podem obter mais informações com Diego pelo fone 9977-8968.

Canoagem

O segundo esporte a acontecer no 7º. Aniversário do Lago é a 9ª. Maratona de Canoagem do Tocantins com largada às 15 horas, percurso de 15 km e tempo médio de duração da prova entre uma e duas horas. A expectativa da Federação de Canoagem do Tocantins (Fetocan) é de reunir entre 60 e 80 atletas do Tocantins e de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Pará. A disputa acontece em quatro categorias: K1 olímpica, K1 Escola, dupla masculina e feminina livre. As inscrições poderão ser feitas até meia hora antes da largada e a taxa é de R$ 20,00 mais dois quilos de alimentos não perecíveis.

Pela manhã, a Fetocan vai promover uma competição entre os 30 melhores alunos do programa Remando no Lago que, com o apoio da Investco e Prefeitura de Palmas, ensina canoagem para 450 jovens de 8 a 18 anos da rede pública. Mais informações, com Tom pelo fone 8111-8650.

Triathlon

A 2ª. Copa Centro-Oeste de Triathlon tem largada prevista para as 15:30h quando cerca de 80 atletas vão disputar a prova que terá 1,5 quilômetros de natação, 40 de bicicleta e 10 quilômetros de corrida podendo ser feita por um atleta apenas ou no sistema de revezamento. A Federação Tocantinense de Triathlon calcula que a prova deve durar de 2 a 4 horas de duração. O presidente da CBDA, Carlos Froes estará em Palmas, supervisionando a prova e Naida Freitas, presidente da Federação Catarinense de Triathlon, vai dar um curso de arbitragem para 30 participantes nas dependências do Sesi, garantindo, desta forma, uma prova justa e segura.

Todas as explicações sobre regras e trajetos serão dadas durante o simpósio técnico que vai acontecer no dia 29 de agosto, às 20,30h, no auditório do Sebrae (em frente a Cabana do Lago). As inscrições podem ser feitas na academia Corpus, nas lojas Jamil Bike e Speed Bike e mais informações com Valdeir pelo fone 8405-3346.

 

Denise Rodrigues