Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O dia dos professores, comemorado dia 15 de outubro, foi lembrado nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa. O petebista José Geraldo abordou o assunto da tribuna e discursou sobre a importância da classe para o país. “Independentemente da cidade ou região, a presença do professor merece nossa total reverência pela importância que exerce na formação do cidadão brasileiro”, declarou.

As dificuldades enfrentadas pela categoria também foram lembradas pelo parlamentar. Ele salientou que “a falta de infra-estrutura, de segurança e de apoio didático são uma realidade que desafiam a criatividade e a superação do profissional da educação”.

Além de citar os direitos já conquistados pelos professores, como o piso salarial e o plano de carreira, José Geraldo sugeriu novas medidas para a melhoria da educação. Dentre elas, a exigência de qualificação e a realização de avaliações periódicas que garantam a busca permanente pelo aprimoramento contínuo desses profissionais.

“Só avançaremos em qualidade e alçaremos um patamar de desenvolvimento mais consistente com nossos anseios de país moderno e desenvolvido, quando concedermos à educação a prioridade que ela merece”, conclui o petebista.

Leia pronunciamento na integra:

“Esta que é uma das mais nobres profissões, reconhecida pelo inciso V do artigo 206[1], da Constituição Federal de 1988 – artigo este, que trata especificamente da valorização dos profissionais do ensino, reconhecendo sua importância e a fundamental contribuição que cada “professor” desempenha para o desenvolvimento cívico e intelectual da nação.

O Brasil é um país continental com diferentes realidades regionais. Mas, independentemente da cidade ou região, do sotaque ou da característica cultural que diferencia os brasileiros, a presença do professor – em destaque, o professor da rede pública – merece nossa total reverência, principalmente pela importância que exerce na formação do cidadão brasileiro.

Quero destacar aos eminentes deputados, que sabemos das dificuldades que os professores enfrentam nos rincões e nas grandes cidades. Dificuldades como a falta de infraestrutura, segurança e recursos de apoio didático são uma realidade que provocam e desafiam a criatividade e a superação do profissional da educação.

Ao profissional do ensino público são garantidas três prerrogativas:

a) Planos de carreira para o magistério público;

b) Piso salarial profissional;

c) Ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos.

Entendemos, nobres pares, que embora o inciso V do artigo 206 se refira apenas à carreira, o plano de carreira se faz com a ordenação de cargos. Visto que, quando o profissional do ensino tem um cargo, sua profissão não é uma simples função ou emprego público, mas um cargo de servidor.

Interessante salientar que muitos professores se lançam à política, movidos certamente pelo desejo de melhor contribuir para com o desenvolvimento social e econômico de sua cidade e sua região.

Quero, nesta data tão importante, reforçar meu apreço e consideração à toda classe de profissionais da educação, que empenham tempo, dedicação e às vezes uma vida para assistir ao próximo, nesta nobre arte, que além de proporcionar cultura e conhecimento, também ajuda a forjar o caráter dos indivíduos.

Mas também, quero fazer uma alerta - pois nem tudo são flores -, e nosso Estado, assim como o País, necessitam de avançar em eficiência e eficácia na educação, para colhermos melhores resultados e darmos um salto de qualidade e progresso.

Precisamos de profissionais mais bem qualificados e comprometidos. Precisamos mirar objetivos de resultados que provoquem uma verdadeira revolução e acredito que o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) esteja servindo de guia neste processo.

Mas é preciso mais! É preciso exigir produtividade e desempenho nesta tão estratégica e importante profissão. Realizar avaliações periódicas que favoreçam a competência e que garanta a permanente busca pelo aprimoramento profissional.

Tenho comigo a certeza, caros colegas legisladores, que só avançaremos em qualidade e alçaremos um patamar de desenvolvimento mais consistente com nossos anseios de país moderno e desenvolvido, quando fizermos da educação “DESTAQUE” e a “PRIORIDADE” que ela merece e... de seus profissionais, NOSSOS HONRADOS PROFESSORES, o reconhecimento, o respeito e principalmente, o mérito pela contribuição permanente para progresso de nossa nação.

Parabéns professores e professoras e muito obrigado hoje e sempre. Pois vocês são os guardiões e sentinelas do desenvolvimento de nossa sociedade.

Obrigado!”

Fonte: Dicom/AL