Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria da Saúde de Palmas iniciou nesta segunda-feira, dia 22, a vacinação de três grupos prioritários, contra a Gripe A (H1N1), mais conhecida como “gripe suína”. A imunização está sendo feita nas 34 Unidades de Saúde da Família, espalhadas pela Capital, das 8 às 18 horas.

Estão sendo imunizados, gestantes, crianças entre 06 meses e menores de 02 anos e portadores de doenças crônicas (de 02 a 59 anos). “Estamos preparados para receber todos que se enquadram dentro dos grupos prioritários. Cerca de 100 mil pessoas devem receber a vacina na Capital e as crianças precisam retornar às salas de vacinas para receberem a dose de reforço, 30 dias após essa primeira dose”, explica Samuel Bonilha, Secretário da Saúde, informando que os grupos prioritários seguem determinação do Ministério da Saúde.

 

GRUPO A SER VACINADO

PERÍODO DA CAMPANHA

Portadores de doenças crônicas* (02 a 59 anos)**

22/03 a 02/04 (2ª etapa)

Crianças entre 06 meses e menores de 02 anos (até 01a 11m e 29d)

22/03 a 02/04 (2ª etapa)

População entre 20 e 29 anos

05/04 a 23/04 (3ª etapa)DIA D (10/04)

Idosos acima de 60 anos portadores de doenças crônicas***

24/04 a 07/05 (4ª etapa)DIA D 24/04

Gestantes (qualquer faixa etária e idade gestacional)

22/03 a 21/05 (2ª a 5ª etapas)

População de 30 a 39 anos

10/05 a 21/05 (5ª etapa)

De acordo com Juliana Araújo de Souza, Coordenadora da Central Municipal de Vacinas (CEMUV), as pessoas que se encaixam nos grupos prioritários acima, devem procurar a sua USF de referência. “ Essa é uma vacinação diferenciada pois, o Ministério da Saúde priorizou grupos e assim, as doses da vacina foram liberadas apenas para essas pessoas que terão inclusive que levar documento de identificação (com foto) e cartão de vacina” informa a coordenadora, acrescentando que todos terão de assinar ficha, assim que forem imunizados.

O que é a Gripe Influenza A H1N1

A gripe suína é uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa, causada pelo vírus A (H1N1). Esse novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Sintomas

Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como, febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.

Prevenção

Para evitar a contaminação com o vírus é recomendado lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Fonte: Assessoria de imprensa Semus