Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O programa “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”, resultado de uma parceria entre o Consórcio Estreito Energia (Ceste), a Fundação Suez, o Instituto Alcoa e a Ong Inmed Brasil e que tem o objetivo de reduzir o índice de crianças com verminoses nos municípios da área de abrangência da UHE Estreito, avança em suas ações.

Durante encontro realizado em Estreito, onde participaram coordenadores do programa e diretores das empresas parceiras, foram apresentadas as próximas etapas do projeto a serem iniciadas, bem como divulgados os resultados de dois anos de atividades na região.

Um dos primeiros passos do programa foi a capacitação de coordenadores regionais ainda em 2009, que propagaram as informações para cerca de 1.020 professores e 314 merendeiras. Após formados os agentes multiplicadores do programa, temas como Formação em Educação Sanitária, Higiene e Prevenção, Crianças como Agentes de Transformação e Como Transmitir Mensagens de Saúde, começaram a ser trabalhados nas escolas.

Uma avaliação nutricional também foi realizada junto às crianças da 1° a 4° séries, que foram medidas e pesadas com o objetivo de diagnosticar possíveis desvios como baixo peso, sobre peso ou obesidade, além de exames de fezes e de glicemia. De posse dos resultados de vários exames, foram iniciados os tratamentos para o combate a verminoses e anemia.

Até o momento o programa vem atendendo a mais de 15 mil crianças em quase 200 escolas públicas nos doze municípios da área de abrangência da Usina de Estreito. Para a presidente da ONG Inmed Brasil, Joice Capelli, o encontro foi uma oportunidade de apresentar àqueles que financiam o projeto, alguns dos resultados alcançados. “É importante que as empresas diretamente responsáveis pelo projeto saibam os resultados do investimento feito em responsabilidade social. Os depoimentos de crianças e números apresentados hoje nesse encontro nos deixa muito satisfeitos”, disse.

Outra etapa do programa em 2010 foi a capacitação de agentes ambientais municipais no sistema Sódis, que consiste na purificação da água com utilização de garrafas pet. Por meio de visitas às residências e escolas, a comunidade e alunos da rede pública de ensino, aprenderam a manter uma boa qualidade da água para consumo, utilizando-se de uma técnica simples e barata.

Próxima etapa

Ainda para 2010, além de ter continuado o tratamento com medicamentos e ampliada capacitação no sistema Sódis, será implementada a “Horta na Escola”, que servirá para melhorar a alimentação das crianças, como reforço à merenda escolar, combatendo também a anemia.

Doação

Para o Diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Ceste, Dimas Maintinguer, que realizou a entrega de um cheque, referente à doação feita por um dos parceiros do Programa, o Instituto Alcoa (que doou R0 mil para continuação do projeto), a doação reforça a política de desenvolvimento sustentável empregada durante a implantação da Usina Hidrelétrica Estreito. “Essa é mais uma das ações de responsabilidade social desenvolvida pelo Consórcio e que conta com apoio das consorciadas pela seriedade com que é feita e pelos resultados que traz à população”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito