Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

“DST/Aids: prevenir é o melhor remédio” - Com essa temática, a Secretaria da Saúde de Palmas, (Semus), realiza grande mobilização, com blitz educativa, em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 8 horas, na Avenida JK, em frente ao Banco do Brasil (BB). E da praça do Jardim Aureny III, estudantes e trabalhadores saem em caminhada até ao Jardim Aureny I.

Cerca de 20 servidores da Saúde vão se fantasiar para chamar a atenção do público e distribuir material informativo, insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos), gel lubrificante e brindes como porta documentos, necessaires, camisetas, e bonés, nas proximidades do BB.

De acordo com Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, “a prevenção é ainda a mais forte arma contra a Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O diagnóstico precoce do HIV e das DST é muito importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas”, assegura.

A Aids em Palmas

De acordo com Mônica Bandeira, responsável Técnica pelas DST/HIV/AIDS, em Palmas,

entre 1990 e 2009, foram notificados 252 casos novos de AIDS em Palmas. Destes, 65% são do sexo masculino. A razão de sexos é de 1,8 homem para cada mulher, ligeiramente maior que a observada no Brasil, que é de 1,5 homem para cada mulher. Meninas são maiores vítimas

Segundo Max Alberto de Sousa, responsável Técnico pelas DST/Aids da Semus, para cada 08 adolescentes do sexo masculino, existem 10 do sexo feminino, infectados com o vírus HIV, em Palmas.

“Por causa dessa estatística, o Ministério da Saúde resolveu transformar as adolescentes em público alvo da campanha de prevenção das DST/Aids, do carnaval brasileiro de 2011” - informa Max Alberto.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus