Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Walkerley Ribeiro

Foto: Walkerley Ribeiro

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza campanhas preventivas neste mês de carnaval com palestras, panfletagens em feiras, praia e áreas comerciais, além da distribuição de materiais educativos e preservativos. As ações estão programadas para diferentes quadras da capital - conforme programação abaixo – a partir desta sexta-feira, 10.

Uma unidade itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Núcleo Henfil, também está incluída na programação para oferecer à população testes rápidos de HIV com total sigilo.

Em apenas 20 minutos já é possível conhecer o resultado do teste rápido. “Se houver soro positividade para o HIV, os técnicos do CTA são habilitados a orientar e encaminhar o usuário ao Núcleo Henfil, Centro de Referência para tratamento de DST's e AIDS, inclusive para estados vizinhos”, explica Mônica Bandeira, responsável pela Área Técnica das DST's/Aids de Palmas.

“O teste rápido é uma ótima estratégia de incentivo ao diagnóstico precoce da AIDS. É muito importante que o tratamento seja iniciado imediatamente após a confirmação da doença, para que sejam evitadas quaisquer complicações e o soropositivo tenha a segurança e qualidade de vida”, explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Também é possível realizar o teste rápido de HIV na sede do Núcleo Henfil, localizada à Quadra 108 Norte, alameda 10, lotes 25 e 27, a partir das 8 horas.

Parcerias

Instituições de ensino, empresas e associações interessadas em receber os técnicos da Semus para palestras ou para solicitar e insumos de prevenção e materiais informativos sobre a AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem entrar em contato com a Área Técnica das DST's/AIDS pelo telefone: 3218-5106. (Ascop)