Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Cena do filme Estômago

Cena do filme Estômago Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cena do filme Estômago Cena do filme Estômago

Os filmes são exibidos ao ar livre no quiosque do Gaucho na Praça da Quadra 110 Sul (Arse 14). A programação da semana, que compreende a sessão desta terça-feira, 08, e de domingo (13/02) começará a partir das 19:30 e é indicada para maiores de 16 anos.

Serão apresentados o filme “Estômago” do diretor Marcos Jorge (Fic.2007) e haverá debate com a presença do sociólogo João Nunes.

Antes do longa terá a sessão de curtas tocantinenses. Os filmes de hoje são resultado de oficinas de audiovisual no CEM Castro Alves. O festival de curtas do CEM Castro Alves é um trabalho coordenado pelo jornalista Bob Maia.

Estão em cartaz o longa "Estômago" do diretor Marcos Jorge e que conta com João Miguel e Fabiula Nacimento (atriz da série Tudo Junto e misturado) no elenco. O filme é ganhador do Festival de cinema do Rio de Janeiro em 2007 como melhor filme, melhor ator coadjuvante,melhor direção e melhor roteiro original além de ser ganhador de festivais internacionais.

Roteiro

No filme “Estômago” pode-se acompanhar a história de um brasileiro chamado Raimundo Nonato (João Miguel) que é imigrante nordestino. Nonato chega em Curitiba em busca de oportunidade. Aprende a profissão de cozinheiro, na qual se desenvolve e recebe uma melhor oportunidade de trabalho. A cozinha italiana muda a sua vida, ele passa a ter uma casa , roupas novas , dignidade e descobre o amor nos braços de uma prostituta.

Apesar das dificuldades, Raimundo continua a buscar do melhor para si, mesmo nas condições mais adversas e surpreendentes. O filme aborda ambição, poder, gastronomia e sexo. O desfecho é surpreendente.

No final da sessão haverá uma mesa redonda interativa com um debate que acontece sempre no final das sessões sobre o filme em cartaz e as temáticas que ele sugere. O debate contará com a presença de João Nunes sociólogo e doutorando em comunicação e cultura contemporânea que tem como tema da sua tese o cinema.