Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza nesta segunda-feira, 14, a formatura dos adolescentes que participaram do curso de preparação para o mercado de trabalho, promovido pelo Programa “Acolher para crescer”. Os formandos receberão seus certificados, em comemoração que reunirá familiares, amigos e autoridades. A solenidade será às 19h, no auditório da Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural de Palmas.

Com duração de três meses, o curso teve como objetivo ampliar as possibilidades de inserção de jovens adolescentes, entre 14 e 17 anos, no mercado de trabalho, exercitando o participante em situações e atividades que favoreceram a incorporação de novos conhecimentos, compreensão de princípios de trabalho, desenvolvimento de competências básicas e aprendizagem com autonomia.

Depois do período de capacitação, muitos desses jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Eliziane Ferreira dos Santos Guimarães, o programa atua como promotor da inserção desses jovens no mercado de trabalho. “Esse programa prepara a juventude para o mercado de trabalho, ajudando aqueles que ainda não concluíram o ensino fundamental e médio a encontrarem ocupações alternativas, geradoras de renda”, destaca.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Robledo Suarte, destaca que o programa Acolher para Crescer é um projeto criado em 2005 pela primeira dama de Palmas, Solange Duailibe. “Estou apenas dando continuidade a um sonho que deu grandes resultados. O mundo moderno exige aperfeiçoamentos constantes, nós podemos dizer que estamos dando a esses jovens a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho”, afirma.

Fonte: Ascop