Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Jodevaldo Pereira

O secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Luiz Carlos Borges da Silveira, ao lado do presidente do Prodivino – Instituto Social Divino Espírito Santo/Banco da Gente, Isamar Ribeiro Moraes, conhecido por Mazinho, anunciou nesta quarta-feira, 23, em Palmas, o início do período de atualização dos dados do Proeducar – Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado.

O prazo vai de 23 de março a 27 de abril de 2011 e, precisam fazer a atualização dos dados 3.382 estudantes que já concluíram os estudos, foram excluídos ou pediram o cancelamento do Programa. O procedimento será feito no site www.tecnologia.to.gov.br.

Na atualização dos dados o aluno deve informar como pretende efetuar o pagamento. O contemplado pode pagar até metade do valor da dívida em prestação de serviço e a outra parte deve ser quitada em dinheiro. O estudante tem a opção de parcelar o débito em até uma vez e meia o período do curso. A partir da atualização o Prodivino iniciará o processo de recebimento do crédito estudantil.

Borges da Silveira explicou aos repórteres que o Proeducar passa por dificuldade financeira tendo acumulado uma dívida de R$ 5 milhões com as 18 Instituições de Ensino Superior cadastradas no Programa. O secretário também anunciou que governador Siqueira Campos já autorizou o pagamento de 20% dessa dívida.

O Secretário de C&T, ainda destacou que a partir do recebimento do débito dos alunos que atualmente é de cerca de R$ 33 milhões o Programa passará a ser auto-sustentável, pois, o dinheiro recebido será reaplicado na concessão de novos créditos educativos à estudantes com dificuldades em pagar a mensalidade do curso superior.

Criado em 2004 o Proeducar estabelece que depois de concluído o curso superior o aluno tem um ano de carência para começar a restituir o crédito educativo, porém, ainda não havia sido implantado o mecanismo de recebimento de recursos dos alunos. O Programa atualmente atende 1600 estudantes em todo Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa C&T