Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem-TO) iniciou, na segunda-feira, 2, a Operação Especial Dia das Mães. O objetivo é visitar estabelecimentos comerciais, da Capital, para verificar se as etiquetas dos produtos têxteis, do vestuário feminino, contêm as informações obrigatórias. A operação, também inclui os pré-medidos, onde exemplares de cosméticos comercializados em supermercados e lojas do segmento, são recolhidos para comprovar se o peso informado na embalagem está correto.

O coordenador da qualidade do Ipem, Bruno Sousa, conta que os fiscais vão aos estabelecimentos comercias para verificar as etiquetas das roupas femininas, desde peças íntimas, até peças usadas no cotidiano, a exemplo de calças e blusas. “Será verificado se a etiqueta das roupas possui as informações necessárias ao consumidor, como o modo de cuidar, lavar e passar, tipo de fibra utilizada e origem do produto”, detalha o coordenador.

Sousa enfatiza ainda que, os produtos têxteis não são recolhidos, no entanto, se alguma peça apresentar alguma irregularidade, o proprietário da loja será notificado para apresentar a nota fiscal do produto.

O presidente do Ipem-TO, Parrião Júnior, frisa que o Instituto realiza mais uma operação que prima em garantir ao consumidor um produto de qualidade, com todas as informações e normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A operação encerra no dia 6 de maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Ipem