Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (IPEM-TO) realiza a partir desta terça-feira, 4, a “Operação Especial Boas festas” a ação tem por objetivo verificar os produtos da área de pré-medidos, destinados às ceias de Natal e Ano Novo, tais como frutas cristalizadas, castanhas, nozes e panetones. Na área da qualidade industrial, será verificada a conformidade de produtos como luminárias natalinas e brinquedos.  

Segundo o metrologista do IPEM-TO, José Carlos Quaresma, “na área de pré-medidos, a fiscalização será realizada “in loco”, mas alguns produtos, como panetones serão coletados e encaminhados para o laboratório do Instituto para a realização de exames periciais, entre os dias 18 e 19 deste mês”, informou.

De acordo com o presidente do IPEM-TO, Parrião Júnior, a Operação também visa evitar danos aos consumidores. “Vamos intensificar as fiscalizações no final do ano em diversos estabelecimentos comerciais, a fim de verificar se os produtos típicos deste período estão sendo comercializados de forma correta, evitando que o consumidor seja lesado ao fazer a aquisição dos mesmos”, destacou.

Durante a operação, se for detectada alguma irregularidade nos produtos, os comerciantes e os importadores serão autuados e terão um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Órgão.

O consumidor que se sentir lesado, desconfiar ou encontrar irregularidades em relação aos produtos fiscalizados pelo IPEM-TO pode entrar em contato com a Ouvidoria do órgão de segunda a sexta-feira.