Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os mais de 500 estudantes deram o máximo para conseguir uma das vagas em cada modalidade esportiva na fase regional do Jets – Jogos Estudantis do Tocantins. Ao todo 28 escolas se revezaram nas disputas das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) de Guaraí e Pedro Afonso, que encerram no último fim de semana, 08. Eles fazem parte da primeira etapa dos jogos que englobam estudantes de 12 a 14 anos, que deve finalizar na última semana de junho.

Quem teve destaque nos Jets, foi o atletismo da Escola Estadual Col. Est. Irineu Albano Hendges, de Guaraí. As estudantes Jacyane Nunes Da Silva e Ávilla Morais Guimarães revezaram entre a primeira e segunda colocação nas três provas da competição; 75m rasos, 250m e 1.000m. “O esporte pra mim é muito importante, me ajuda na concentração durante as aulas e também em manter uma boa saúde”, explica Jacyane. As duas ainda foram campeãs com o time de futsal feminino, do qual também fazem parte.

Em Pedro Afonso, foi à vez das escolas estaduais indígenas, 19 de Abril e Toro Hacro, eles alcançaram a vice-colocação no futsal feminino e também o primeiro lugar na prova 250m rasos e nos 1.000 m rasos conseguiram do 1° ao 4° lugar. Rômulo Krôkên, um dos estudantes finalistas, conta que pela primeira as escolas participam dos Jets, e que para ele foi importante competir. “Nós gostamos muito de poder conhecer outros estudantes não índios e ainda disputar de igual para igual com eles. É uma prova de que no esporte não existem diferenças”, explica.

Fase Estadual

As equipes vencedoras desta etapa vão disputar a fase estadual, prevista para o segundo semestre. As que se consagrarem campeãs na estadual farão parte do comitê tocantinense nas Olimpíadas Escolas, competição nacional, que acontece em João Pessoa – PB, no segundo semestre deste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seduc