Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O nome do senador Ataídes Oliveira (PSDB TO) foi confirmado esta semana para participar do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes que anualmente escolhe os empresários ou empresas que tenham prestado relevante contribuição ao crescimento e desenvolvimento econômico e social do País. Na próxima 3ª feira, 25, o Conselho, do Senado, se reúne para apreciação das indicações e escolha dos agraciados, cujo prêmio será entregue no próximo dia 07 de junho, no Plenário do Senado.

Ano passado o Conselho escolheu os empresários José Alencar Gomes da Silva (do Grupo têxtil Coteminas), Jorge Gerdau (do Grupo siderúrgico Gerdau), João Claudino Fernandes (do Armazém varejista Paraíba) e José Mindlin (da Metal Leve, uma das maiores fabricantes de auto-peças do país).

Composição do Conselho

O Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes é composto por apenas 13 senadores. Presidido pelo senador Armando Monteiro, ex-presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), compõe o Conselho outros nomes de destaque do cenário político econômico do País como o senador Jorge Viana, ex-governador do Acre; senador Cyro Miranda, empresário de sucesso em Goiás; senador Clésio Andrade, presidente da CNT e o senador Ivo Cassol, ex-governador de Rondônia.

Ataídes Oliveira, suplente do senador João Ribeiro (PR), é um dos mais bem sucedidos empresários do Tocantins. Com atuação em diversos setores, especialmente na construção civil de moradias, o senador Ataídes permanecerá no Senado até 31 de agosto próximo, quando o titular (João Ribeiro) termina a licença para tratamento de saúde. Ataídes, que rapidamente se ambientou ao Senado, ressaltou que “tem trabalhado objetivamente em Brasília para trazer novas empresas para o Tocantins”.

Oportunidade

A participação no Conselho do Diploma José Ermírio de Morais, do Senado, é mais uma oportunidade de falar diretamente com que os mais importantes empresários do País em busca de novas oportunidades para o Tocantins, reconhece Ataídes. Além de participar da escolha dos empresários de destaque, o senador tocantinense poderá indicar alguns nomes para a diplomação. “No meu dia a dia como empresário, nestes últimos 26 anos a frente do Grupo Araguaia, convivi com bons nomes que certamente defenderei junto aos meus colegas senadores membros do Conselho”, disse Ataídes, sem revelar qualquer nome, “obedecendo as regras do Conselho”.

José Ermírio de Morais

O empresário José Ermírio de Morais, que dá o nome do diploma, é pai do também empresário Antônio Ermírio de Morais e avô de Carlos Antonio de Moraes, ambos do Grupo Votorantim. Filho de donos de engenho no Nordeste, José Ermírio formou-se em engenharia nos Estados Unidos. Voltando ao Brasil, construiu o Grupo que hoje sob a direção do filho, Antônio Ermírio, que atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno, especialidades químicas e suco de laranja.

José Ermírio de Morais também foi senador da República, mandato que exerceu de 1963 a 1971.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ataídes Oliveira